Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 25 de Julho de 2025

Noticias

ESTRELAS LITERÁRIAS: Noite de autógrafos marca lançamento de livros na EMEB Lizamara em Sinop

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental escreveram seus próprios livros

11 de Dezembro de 2019 as 09h 30min

Noite foi de emoções na Emeb Lizamara – Foto: Ademir Specht

 

ASSESSORIA  DE IMPRENSA

Noite de festa e para ficar na memória dos estudantes, famílias e profissionais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lizamara, no bairro Imperial. A noite das Estrelas Literárias, realizada na última sexta-feira, 06/12, e com direito à sessão de autógrafos pelos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, reservou emoção e encantamento às dezenas de pessoas que compareceram à unidade.

Orgulhoso, o pequeno Luiz Eduardo dos Santos Damasceno, 8 anos, exibia a produção denominada "O menino que queria em ser jogador de futebol". Uma obra que, segundo o próprio criador, foi pensada a partir de um sonho pessoal: ser profissional do mundo da bola. "Eu pensei no meu sonho, fiquei escrevendo e deu certo. Eu aprendi que é muito importante a ler e escrever", contava, ainda tímido, em meio à multidão que esteve presente na EMEB. Um orgulho para a família, como resumia a mãe do pequeno, Márcia Regina dos Santos. "Estamos felizes demais. Ele ficou animado por ter escrito o livro e, nós, o incentivando sempre", afirmou.

Isabele Daguetti de Moraes, 8 anos, também levou para o universo literário uma particularidade sua para embasar a obra: os olhos verdes. O livro chamou-se "A menina dos olhos verdes". "Eu quis fazer algo porque eu tenho olhos verdes (risos) e foi muito legal fazer ela. Foi uma ideia que veio da cabeça e a minha mãe me ajudou", falou a estudante.

Marcos Sthevão Terra, 8 anos, resolveu dar asas à imaginação contando a história de migração da própria família até Sinop. "A profe [professora] mandou um rascunho, eu fiz a minha história, desenhei e, depois, a gente passou para o livro. Daí, passamos para fabricar. Minha história é bem legal, de que a gente muda para Sinop. A gente fez essa mudança muito longa até Sinop. Muito feliz".

Mãe do estudante Marcos Sthevão, Suelen Terra levou a família em peso para prestigiar o artista. "Estamos muito gratos e felizes pela iniciativa da escola em participar deste projeto e, também, por ele ter incluído uma escola da família para um livro. Trouxemos o restante da família de fora para prestigiar o lançamento do livro", contou Suelen.

Para Tatiane de Mattos, mãe do estudante Victor Hugo Peres de Brito, 9 anos, e que também lançou uma obra na noite literária, atividades como esta realizada pela EMEB mostram a qualidade do ensino público municipal de Sinop. "É uma felicidade ver as crianças interessadas em ler e escrever. É um incentivo e é uma satisfação grande porque vemos a qualidade do trabalho da equipe, da escola, de todos que fazem parte do projeto.

Ao todo, 16 turmas de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental participaram da dinâmica de produção de livro entre os meses de agosto a dezembro. Os mais de 300 estudantes produziram mais de 500 exemplares. Toda produção, como explica a diretora Solange Walter, foi realizada pela Editora Estante Mágica, a partir de uma iniciativa advinda dos próprios professores. Cada família ficou livre para encomendar o número de exemplares à sua escolha. "Os livros trazem histórias das crianças, histórias de vida, ficção, temas livres", destacou a gestora.

Além das crianças, professores da escola também participaram da dinâmica de escrita e lançamento dos livros.

Veja Mais

Mais 52 terrenos notificados por sujeira e mato alto em Sorriso

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 08h 48min


Gasto com defensivos eleva custeio da soja 2025/26

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 07h 47min


Óleo descartado corretamente se transforma em lucro para escolas

Publicado em 25 de Julho de 2025 ás 06h 48min


Jornal Online

Edição nº1596- 25/07/2025