Noticias
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
01 de Julho de 2025 as 07h 10min
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT – Foto: Divulgação
Com muita surpresa, a estudante Stefany Formigari Wrzsciz, de 16 anos, recebeu a notícia de que foi selecionada para o Programa Jovem Senador 2025. Moradora da zona rural de Sinop, a aluna estuda na Escola Estadual do Campo Carlos Drummond de Andrade e vai representar Mato Grosso na Semana de Vivências Legislativas 2025, em Brasília, de 18 a 22 de agosto.
Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, a redação da Stefany foi selecionada entre 5.498 textos de estudantes inscritos, de 221 escolas de Ensino Médio, nas 13 Diretorias Regionais de Ensino.
A estudante destacou que usou a criatividade e ao mesmo tempo a sua opinião. “Recebi com muita surpresa, não esperava. Escrevi a redação e mandei sem esperança e saber que fui selecionada pelo Senado da República dentre tantas outras do Estado, é motivo de muita felicidade”.
A redação da vencedora passou por seleções feitas por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e do próprio Senado. Todos os anos é proposto um tema de redação que aborda civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Esse ano, o tema foi: Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia.
O coordenador de Ensino Médio da Seduc, André Riul, aproveitou a oportunidade para parabenizar a estudante e agradecê-la pelo empenho. “A gente fica muito feliz com essa seleção. Fizemos questão de vir na escola para entregar pessoalmente o passaporte do programa. Parabéns Stefany, que você aproveite e leve essa experiência para toda a vida”, destacou.
Criado pelo Senado Federal em 2005, o programa convida estudantes de escolas públicas e privadas de cada estado para desenvolver projetos de interesse social e, posteriormente, concorrer a uma vaga de representante estadual no Senado. Durante a etapa final, os jovens também têm a chance de simular atividades legislativas como debates, comissões e votação de propostas.
O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do Ensino Médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
