Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 19 de Outubro de 2025

Noticias

Estudantes apresentam projetos para melhorar serviço público

11 de Outubro de 2023 as 08h 20min

Apresentações foram divididas em turmas – Foto: Divulgação

111 estudantes do curso de programação de sistemas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), apresentaram projetos de sistemas que visam melhorar o atendimento à população em áreas, como educação, saúde e segurança.

Os 50 melhores alunos do curso, que tem o sistema divulgado na feira como uma das avaliações, serão contemplados com uma bolsa mensal de R$ 6 mil, pelo período de um ano, para atuar em pontos estratégicos das secretarias de estado.

A Feira de Software Fic_Dev, realizada no sábado (7), é considerada a etapa final da formação dos alunos. Agora, eles se preparam para a cerimônia oficial de formatura do curso, que será realizada nesta quarta (11). Já o anúncio dos 50 ganhadores da bolsa deve acontecer ainda neste mês.

Para a apresentação, os estudantes tiveram que construir sistemas que possam melhorar o atendimento prestado pelo Estado aos cidadãos.

Todos os 111 projetos apresentados foram avaliados pelos representantes da MTI, que após conhecer os detalhes do projeto emitiram notas a partir de critérios técnicos já estabelecidos. A nota será considerada para o fechamento do ranking final do curso.

Além da apresentação para a banca de avaliadores, os alunos também puderam compartilhar conhecimentos com o público que esteve presente e se interessou pelas soluções criadas. Essa também foi uma oportunidade para mostrar a evolução dos estudantes após meses de formação.

Autora de um projeto voltado para a área da gestão de operações policiais, a estudante Amanda Mendes, de 23 anos, destacou a importância de criar um mecanismo que facilite o planejamento e acompanhamento dos resultados das operações. “Conseguimos colocar em prática todos os dias as tecnologias que aprendemos durante o curso”, afirmou a aluna.

A feira contou com a participação de representantes da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). “O meu projeto é um sistema de gestão de operações policiais. Então, eu pensei em toda a realização da operação [...]. O sistema prevê o acompanhamento de todas as fases da operação e também os resultados, como quantas pessoas foram presas, por exemplo. Então, o gestor tem acesso desde o início da operação até os resultados finais dela tudo no mesmo sistema”, compartilhou Amanda.

A estudante declarou que todo o processo colaborou para o seu crescimento dentro de uma das áreas conhecidas como “Profissão do Futuro”. “O curso foi muito enriquecedor para a gente. Conseguimos colocar em prática todos os dias as tecnologias que a gente aprendeu e assim, estou bem confiante com o meu projeto”, concluiu Amanda.

MULHERES NA
TECNOLOGIA

A importância da participação das mulheres nas áreas da ciência e tecnologia é levantada pela estudante Ana Beatriz Schuindt, de 18 anos, que durante o curso pode contar com a parceria de outras alunas para que os projetos dessem certo.

“É muito importante as mulheres ocuparem esse espaço, porque na nossa sala só tem quatro mulheres que passaram por todo o processo. Então, só de ver essa participação feminina e ver que a gente conseguiu ter essa representatividade, ter essa amizade, foi muito bom para a gente juntar e, juntas, conseguir fazer rodar tudo. A gente se ajudou bastante”, disse Ana Beatriz.

Também com o tema segurança pública, a estudante desenvolveu um sistema que colabora com a gestão das ocorrências criminais. Para a consolidação do projeto, Ana Beatriz realizou pesquisas na Secretaria de Estado de Segurança Pública para compreender de que forma o sistema poderia colaborar com o andamento das investigações policiais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 12h 52min


Soja e biodiesel devem impulsionar o PIB do agronegócio com alta de 11,29%

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 10h 50min


Lipedema x Celulite: entenda as diferenças e saiba como tratar

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 08h 49min


Jornal Online

Edição nº1656- 18a20/10/2025