Noticias
Estudo aponta desafios do seguro rural em meio a mudanças climáticas
19 de Abril de 2023 as 06h 33min
Fenômeno afeta produção de soja, e cobertura ainda é insuficiente – Foto: Divulgação
No ano passado, a produção agropecuária caiu 1,7% no Brasil em relação ao resultado de 2021, e as mudanças climáticas têm sido responsáveis por expressivas quebras de safra.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o aumento da frequência de eventos climáticos adversos contribuiu para elevar as indenizações do seguro rural e reduziu a oferta disponível, deixando os produtores rurais com menor cobertura.
O estudo do Climate Policy Initiative, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio), que constrói um mapeamento sobre o seguro rural no Brasil e propõe ações efetivas para segurança da agropecuária brasileira, diante das mudanças climáticas, tem foco na cobertura da soja. No ano agrícola 2021/2022, a forte estiagem levou as indenizações a crescer mais de quatro vezes em relação à safra anterior, conforme dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Além de o Brasil ser o maior produtor mundial de soja, o cereal é o principal item do setor agrícola nacional e o produto mais segurado. A cultura da soja tem se expandido no país, mas os produtores estão cada vez mais sujeitos a uma série de riscos climáticos que podem gerar perdas.
Por causa da diversidade climática e geográfica do país, algumas localidades estão mais expostas a riscos do que outras. Segundo os pesquisadores do CPI/PUC-Rio, os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia, o noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná têm grande produção de soja e alta variabilidade na produtividade, um possível indicador de instabilidade associada a eventos climáticos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
