Noticias
Estudo revela diferença de até 1 ano na fluência de leitura entre alunos
17 de Julho de 2025 as 13h 17min
Colégio traz projetos como a “Festa dos 100 Livros” e a “Ciranda do Livro” – Foto: Divulgação
Um estudo da PUCRS revelou uma diferença de até um ano na fluência de leitura entre alunos das redes pública e privada no Brasil. A pesquisa avaliou 1.296 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e utilizou inteligência artificial para medir critérios como velocidade, precisão e entonação da leitura. Os testes foram realizados em 2022, por meio da plataforma Elefante Letrado, que analisou gravações da leitura oral dos alunos.
A avaliação da fluência leitora se deu a partir de quatro indicadores principais: velocidade (palavras corretas por minuto), precisão (capacidade de reconhecer palavras), prosódia (ritmo e entonação) e pausas (fluidez). O resultado acendeu um alerta sobre a importância de práticas consistentes de leitura desde os primeiros anos escolares, especialmente no ambiente público, onde a defasagem foi mais evidente.
Escolas da rede privada como o Colégio Sigma vêm desenvolvendo ações concretas para estimular o hábito da leitura desde cedo. “Ao longo do ano letivo, cada turma tem a missão de completar uma tabela de livros variados, que são lidos pela professora. Ao final, celebramos com a ‘Festa dos 100 Livros’ para alunos do 1º ao 3º ano e a de 50 livros para a 4ª e 5ª série”, destaca Aline Brito, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da instituição.
Entre as estratégias pedagógicas adotadas pelo Sigma estão ainda sessões de contação de histórias em diferentes espaços da escola, permitindo que os alunos escolham livremente as narrativas que desejam ouvir. A proposta se alia ao incentivo à leitura em casa, como no projeto Ciranda do Livro, que leva semanalmente exemplares do acervo escolar ao ambiente familiar.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Ministro dos Transportes prevê 14 leilões rodoviários no país
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 13h 15min
Estado inclui disciplina sobre violência contra a mulher
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 11h 15min
Leitão assume PP e projeta disputa à Câmara Federal
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 06h 58min
