Noticias
Estudo revela diferença de até 1 ano na fluência de leitura entre alunos
17 de Julho de 2025 as 13h 17min

Um estudo da PUCRS revelou uma diferença de até um ano na fluência de leitura entre alunos das redes pública e privada no Brasil. A pesquisa avaliou 1.296 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e utilizou inteligência artificial para medir critérios como velocidade, precisão e entonação da leitura. Os testes foram realizados em 2022, por meio da plataforma Elefante Letrado, que analisou gravações da leitura oral dos alunos.
A avaliação da fluência leitora se deu a partir de quatro indicadores principais: velocidade (palavras corretas por minuto), precisão (capacidade de reconhecer palavras), prosódia (ritmo e entonação) e pausas (fluidez). O resultado acendeu um alerta sobre a importância de práticas consistentes de leitura desde os primeiros anos escolares, especialmente no ambiente público, onde a defasagem foi mais evidente.
Escolas da rede privada como o Colégio Sigma vêm desenvolvendo ações concretas para estimular o hábito da leitura desde cedo. “Ao longo do ano letivo, cada turma tem a missão de completar uma tabela de livros variados, que são lidos pela professora. Ao final, celebramos com a ‘Festa dos 100 Livros’ para alunos do 1º ao 3º ano e a de 50 livros para a 4ª e 5ª série”, destaca Aline Brito, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da instituição.
Entre as estratégias pedagógicas adotadas pelo Sigma estão ainda sessões de contação de histórias em diferentes espaços da escola, permitindo que os alunos escolham livremente as narrativas que desejam ouvir. A proposta se alia ao incentivo à leitura em casa, como no projeto Ciranda do Livro, que leva semanalmente exemplares do acervo escolar ao ambiente familiar.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min
França tem seus primeiros bilionários da IA
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min