Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Noticias

Evento discute políticas para envelhecimento digno no país

21 de Dezembro de 2025 as 09h 17min

MT participa da formulação de propostas – Foto: Assessoria

Representantes de diferentes regiões do país se reuniram para discutir políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno da população, com foco na diversidade, na participação social e na garantia de direitos. Mato Grosso participou dos debates por meio de integrantes do Conselho Estadual do Idoso.

Presidente da Comissão do Conselho do Idoso do Estado, Isandir Rezende destacou que o encontro buscou tratar de temas estruturantes para a política pública voltada à pessoa idosa. “O que nós estamos discutindo hoje é a regulamentação dos fundos estaduais e municipais. Isso é necessário”, afirmou.

Segundo ele, também está em pauta a criação de casas-dia, voltadas ao atendimento diário da população idosa. “Estamos falando de um atendimento que pode proporcionar uma condição digna às pessoas idosas”, disse.

Rezende ressaltou ainda que o envelhecimento da população impõe novos desafios ao poder público. “Hoje, o país está envelhecendo. E como fazer política pública social se nós não tivermos o Senado e a Câmara Legislativa envolvidos?”, questionou.

Dados do IBGE mostram que a população brasileira com mais de 65 anos cresceu cerca de 57% em 12 anos, reforçando a necessidade de ampliação das políticas públicas para esse segmento.

O tema também remete ao Estatuto do Idoso, aprovado em 2003 pelo Congresso Nacional, de autoria do senador Paulo Paim. Durante o evento, o parlamentar destacou a importância da legislação. “É uma realidade e um orgulho para todos nós. Ela pode e deve ser sempre aprimorada”.
Relator do Estatuto, o senador Wellington Fagundes ressaltou que a lei assegura direitos fundamentais às pessoas com 60 anos ou mais e prevê punições para casos de negligência ou violência. “É um avanço que precisa ser continuamente melhorado”, disse.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Brasília é favorita para receber 1ª final única da Copa do Brasil

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 07h 16min


Governo inaugura Skate Park, o maior da América Latina

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 05h 15min


TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025