Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Julho de 2025

Noticias

Evento sobre papel do agro na gestão das bacias hidrográficas

21 de Junho de 2023 as 13h 47min

Tema foi discutido durante o workshop “Setor Agropecuário na Gestão da Água” – Foto: Divulgação

Especialistas da área de sustentabilidade debateram o papel do setor agropecuário na gestão das bacias hidrográficas, na sexta (16), durante o workshop “Setor Agropecuário na Gestão da Água”, realizado pela CNA.

O consultor da CNA e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos, Bruno Marques, conduziu o debate, que contou com a presença de representantes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia para compartilhar experiências com a gestão participativa de água em bacias hidrográficas.

“A irrigação é um vetor de transformação, é importante para a segurança alimentar e a sustentabilidade. O mundo depende do Brasil para fornecer alimentos e essa técnica tem um papel fundamental nesse processo”, disse Bruno Marques.

Durante o workshop, o diretor executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT), Afrânio Migliari, informou que atualmente a área irrigada no Brasil é de 8,2 milhões de hectares e que o Mato Grosso representa 2% desse total com cerca de 180 mil hectares. O potencial do estado do MT é de 3,9 milhões de hectares.

“O município de Sorriso tem hoje a maior capacidade instalada de irrigação, seguido por Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Temos que mostrar o nosso potencial, pois sem estudo, regulamentação e gestão participativa do setor agropecuário não vamos atingir nem 10% da capacidade”, disse. Afrânio afirmou que a APROFIR MT, junto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, implementou três polos de irrigação no estado, nas regiões de Primavera do Leste, Canarana e Sorriso. A proposta é criar mais dois, um em Campo Novo do Parecis e outro no Vale do Guaporé.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min


L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min


Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 14min


Jornal Online

Edição nº1574 - 01/07/2025