Noticias
Evento sobre papel do agro na gestão das bacias hidrográficas
21 de Junho de 2023 as 13h 47min

Especialistas da área de sustentabilidade debateram o papel do setor agropecuário na gestão das bacias hidrográficas, na sexta (16), durante o workshop “Setor Agropecuário na Gestão da Água”, realizado pela CNA.
O consultor da CNA e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos, Bruno Marques, conduziu o debate, que contou com a presença de representantes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia para compartilhar experiências com a gestão participativa de água em bacias hidrográficas.
“A irrigação é um vetor de transformação, é importante para a segurança alimentar e a sustentabilidade. O mundo depende do Brasil para fornecer alimentos e essa técnica tem um papel fundamental nesse processo”, disse Bruno Marques.
Durante o workshop, o diretor executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT), Afrânio Migliari, informou que atualmente a área irrigada no Brasil é de 8,2 milhões de hectares e que o Mato Grosso representa 2% desse total com cerca de 180 mil hectares. O potencial do estado do MT é de 3,9 milhões de hectares.
“O município de Sorriso tem hoje a maior capacidade instalada de irrigação, seguido por Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Temos que mostrar o nosso potencial, pois sem estudo, regulamentação e gestão participativa do setor agropecuário não vamos atingir nem 10% da capacidade”, disse. Afrânio afirmou que a APROFIR MT, junto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, implementou três polos de irrigação no estado, nas regiões de Primavera do Leste, Canarana e Sorriso. A proposta é criar mais dois, um em Campo Novo do Parecis e outro no Vale do Guaporé.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min
L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min
Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 14min