Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 14 de Março de 2026

Noticias

EVITAR CONTÁGIO: TSE excluirá biometria nas eleições municipais

Decisão foi tomada após reunião de técnicos do tribunal com médicos

17 de Julho de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por Covid-19.

A decisão foi tomada após uma primeira reunião de técnicos do tribunal com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein. As três instituições firmaram parceria com o TSE para a elaboração de um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante a votação. Segundo o tribunal, a consultoria sanitária é prestada sem custos.

Dois fatores pesaram para excluir a biometria. Primeiro, o leitor de impressões digitais não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização. Também pesou o fato de que a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado do que a simples coleta de assinatura.

Veja Mais

Organizada do Botafogo vai ao CT para cobrar jogadores e diretores

Publicado em 14 de Março de 2026 ás 10h 52min


Projeto “Lembre de Mim” localiza 58 pessoas desaparecidas em MT

Publicado em 14 de Março de 2026 ás 07h 57min


Comissão Especial da Câmara inicia fiscalização técnica em loteamentos

Publicado em 14 de Março de 2026 ás 06h 55min


Jornal Online

Edição nº1757 - 14a16/03/2026