Noticias
EX-ALIADO: Botelho promete ficar neutro em debate sobre contas de Taques
06 de Setembro de 2019 as 08h 00min

DA REPORTAGEM
Base fiel do ex-governador Pedro Taques (PSDB) durante a gestão passada, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), afirmou que ao menos por enquanto irá se manter neutro sobre a aprovação das contas do tucano pela Casa de Leis. As contas receberam parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas correm riscos concretos de serem reprovadas já na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), cuja relatoria está sob a responsabilidade da deputada Janaina Riva (MDB).
“Eu ainda não analisei e vai passar pela Comissão primeiro. Se ela [Janaina] conseguir voto para reprovar na Comissão, aí é mais complicado passar no Plenário. Eu vou ficar neutro, por enquanto, porque ainda não analisei e isso só deve acontecer lá por dezembro”, disse Botelho.
As contas de Taques continham falhas apontadas como graves e gravíssimas, mas o TCE, por unanimidade, acatou o argumento do tucano de que sua administração foi duramente prejudicada pela crise econômica que o país enfrenta.
O próprio ex-governador participou da sessão extraordinária e fez sua defesa, que durou aproximadamente meia hora. Na ocasião, Taques disse que não conseguiu realizar todos seus sonhos e que cometeu erros por conta da crise, e por receber o Estado no limite de alerta da Lei da Responsabilidade Fiscal.
O parecer do TCE baseará o relatório que será elaborado por Janaina Riva. Posteriormente os deputados estaduais farão o julgamento final no Plenário da Assembleia Legislativa. Caso o ex-governador tenha as contas reprovadas, ele pode ficar inelegível e ter seus direitos políticos suspensos.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min