Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 15 de Maio de 2025

Noticias

EXÉRCITO ANUNCIA: Aviões-tanque chilenos ajudarão no combate a incêndios florestais

05 de Setembro de 2019 as 08h 00min

Aeronaves vão atuar na região da Serra do Cachimbo – Foto: CCN

DA REPORTAGEM

 

O Exército Brasileiro informou que quatro aviões-tanque chilenos chegaram ao Pará para o combate aos incêndios florestais na região. De acordo com o Exército, as aeronaves vão atuar na região da Serra do Cachimbo, na divisa entre os estados do Pará e Mato Grosso.

Segundo o Exército, as aeronaves serão utilizadas exclusivamente para o combate ao fogo na Amazônia. Os aviões possuem capacidade de despejo de até 3 mil litros de água e carregam até 4 toneladas de carga.

O envio dos aviões para o Brasil foi anunciado na sexta-feira (30) pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera. De acordo com Piñera, as aeronaves foram enviadas com o financiamento disponibilizado pelos países do G-7.

Durante uma reunião na última segunda (2) entre governadores da Amazônia oriental e uma comitiva de cinco ministros do governo Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, confirmou a chegada das aeronaves para ajudar na operação de combate às queimadas. De acordo com ele, o governo federal também estuda a possibilidade de cooperação internacional com os Estados Unidos, Equador e Israel.

Após a reunião com os ministros, representantes do Comando Conjunto do Norte disseram que os focos de incêndio diminuíram durante a primeira semana da Operação Verde Brasil, mas não apresentaram números. Segundo o General do Exército Paulo Sérgio Nogueira, a quantidade de focos de queimadas é menor que se imaginava e que os focos diminuíram, mas que não há condições de mensura.

Veja Mais

Com desfalques, Flamengo busca opções para o meio contra a LDU

Publicado em 15 de Maio de 2025 ás 06h 07min


Processos administrativos e estelionato estão no ‘currículo’ do novo secretário de Saúde de Sinop

Publicado em 15 de Maio de 2025 ás 05h 08min


Lula celebra acordo entre China e EUA: “tarda, mas não falha”

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 18h 18min


Jornal Online

Edição nº1545 - 15/05/2025