Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 02 de Novembro de 2025

Noticias

Excesso de oferta global pressiona preços do leite

02 de Novembro de 2025 as 08h 54min

Alta produção em grandes exportadores mantém preços internacionais sob pressão – Foto: Divulgação

O mercado mundial de lácteos deve atravessar 2025 sob forte pressão, segundo análise da StoneX, empresa global de serviços financeiros. Em seu webinar “Mercado de Lácteos: Panorama e Oportunidades até o final de 2025”, realizado em 29 de outubro, a consultoria destacou que o excesso de oferta em países exportadores — como Estados Unidos, União Europeia e Argentina — está reduzindo as margens dos produtores e mantendo os preços internacionais em queda.

Nos Estados Unidos, a produção de leite avança acima da demanda, impulsionada por margens ainda favoráveis e investimentos em genética e processamento. De acordo com Nate Donnay, diretor de Inteligência de Mercado de Laticínios da StoneX, os preços caíram no início de 2025, acompanhando o recuo da manteiga e de outros derivados.

Mesmo com custos controlados, o especialista alerta que a rentabilidade deve encolher no fim de 2025. “O aperto nas margens deve começar no fim do ano, com queda nos preços e aumento do abate de vacas, favorecido pelo preço da carne bovina”, observou Donnay.

Na União Europeia, o setor também passa por ajustes após um período de margens positivas. Custos de produção mais baixos, devido à queda nos preços de ração e fertilizantes, deram fôlego aos produtores, mas problemas sanitários, como a língua azul, afetaram a reprodução de vacas na Alemanha, França e Reino Unido.

Segundo John Lancaster, diretor de Consultoria em Laticínios e Alimentos para a região EMEA da StoneX, o aumento de oferta previsto para o fim de 2025 ocorrerá justamente em um momento de menor atividade industrial. Apesar disso, as margens devem se manter estáveis até meados de 2026, mas com perda de competitividade nas exportações, especialmente de queijos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Indea: treinamento a interessados em atuar em eventos agropecuários

Publicado em 02 de Novembro de 2025 ás 12h 55min


Ramax-Group amplia capacidade para atender retomada de Israel por carne bovina brasileira

Publicado em 02 de Novembro de 2025 ás 10h 54min


Exportações brasileiras de grãos somam 153,1 milhões de toneladas até outubro

Publicado em 02 de Novembro de 2025 ás 06h 53min


Jornal Online

Edição nº1666- 01a03/11/2025