Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 17 de Dezembro de 2025

Noticias

Excesso de pré-candidatos pressiona União-Progressista

17 de Dezembro de 2025 as 12h 16min

Federação enfrenta disputa por vagas em 2026 – Foto: Assessoria

Às vésperas do ciclo eleitoral de 2026, a federação União Progressista já lida com um desafio central: administrar um número elevado de pré-candidatos interessados nas vagas proporcionais em Mato Grosso.

No comando do Progressistas no Estado, o ex-deputado Nilson Leitão reconheceu que a disputa interna tende a se intensificar, sobretudo diante do limite legal de candidaturas para a Câmara dos Deputados. Levantamentos internos indicam que somente no União Brasil mais de 14 nomes avaliam entrar na disputa federal, contingente superior ao permitido e que exigirá escolhas políticas delicadas.

Durante ato de filiação Leitão afirmou que o processo passará, necessariamente, por negociações internas. “Vamos precisar escolher quem tem mais disposição e melhores condições de alcançar votos”, disse.

Esse quadro, na avaliação do presidente do PP, acaba incentivando movimentos de reacomodação política, especialmente entre deputados que enxergam risco à própria reeleição. Segundo ele, a federação pretende atuar até o limite do calendário eleitoral para criar condições que tornem a permanência politicamente viável. “O esforço será feito até o fim”, afirmou.

Além da disputa por espaço, Leitão destacou que o sucesso eleitoral dependerá da formação de chapas equilibradas, capazes de distribuir votos e ampliar o quociente eleitoral. “A lógica não permite depender apenas de nomes conhecidos. É preciso ter uma composição completa para fazer diferença na disputa”, declarou.

Por fim, ele afirmou que as definições finais só ocorrerão após ouvir lideranças regionais e analisar o potencial eleitoral de cada pré-candidato, processo que deve incluir cortes inevitáveis para evitar desgastes e preservar a competitividade da federação.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Rituais velhos. Promessas novas.

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 13h 17min


Mato Grosso retirou 309 mil pessoas da pobreza desde 2019

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min


Soja: exportações devem alcançar 3,37 milhões de toneladas em dezembro, aponta consultoria

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 10h 15min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025