Noticias
Executivo reforça necessidade de destinação do lixo gerado em obras em Sorriso
08 de Março de 2024 as 12h 50min

A destinação correta do lixo seco voltou a ser pauta em reunião entre o Executivo Municipal e representantes de empresas construtoras. No encontro o secretário de Governo, Hilton Polesello, detalhou todo o processo de fechamento do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), popularmente chamado de “Lixão”.
“O fechamento dos ‘lixões’ é uma exigência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para todos os municípios do Estado e com Sorriso não é diferente; vínhamos trabalhando com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público desde 2013 e no ano passado cumprimos com a determinação e fechamos o depósito”, detalhou.
O secretário destaca que esse é um processo natural em direção à sustentabilidade. “Esse tem sido um longo processo, estamos há muito tempo falando com as empresas autorizadas a receber entulhos e também com os disque entulhos que atuam no Município e hoje estendemos a conversa para as construtoras, pois todo o entulho gerado em obras precisará ser corretamente destinado”, explica Polesello.
“Inclusive o Município já vai passar a cobrar esse planejamento no momento de liberar as licenças para construção”, reforça o gestor da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Nerci Adriano Denardi. “Estamos à disposição das empresas construtoras para explicar melhor como irá funcionar esse processo”, completa o adjunto da pasta, Juliano Mezzalira.
Polesello lembra que com o fechamento do lixão, o Município já deve dar o start para o processo de recuperação do passivo ambiental da área. “Esse é um processo de mudança, porém precisamos fazer; há um grave problema como incêndios que ocorrem no local e colocam em risco a vida de todas as famílias que estão no espaço e precisamos do apoio de todos os setores”, finaliza.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min
Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min
Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres
Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min