Noticias
Executivo reforça necessidade de destinação do lixo gerado em obras em Sorriso
08 de Março de 2024 as 12h 50min

A destinação correta do lixo seco voltou a ser pauta em reunião entre o Executivo Municipal e representantes de empresas construtoras. No encontro o secretário de Governo, Hilton Polesello, detalhou todo o processo de fechamento do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), popularmente chamado de “Lixão”.
“O fechamento dos ‘lixões’ é uma exigência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para todos os municípios do Estado e com Sorriso não é diferente; vínhamos trabalhando com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público desde 2013 e no ano passado cumprimos com a determinação e fechamos o depósito”, detalhou.
O secretário destaca que esse é um processo natural em direção à sustentabilidade. “Esse tem sido um longo processo, estamos há muito tempo falando com as empresas autorizadas a receber entulhos e também com os disque entulhos que atuam no Município e hoje estendemos a conversa para as construtoras, pois todo o entulho gerado em obras precisará ser corretamente destinado”, explica Polesello.
“Inclusive o Município já vai passar a cobrar esse planejamento no momento de liberar as licenças para construção”, reforça o gestor da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Nerci Adriano Denardi. “Estamos à disposição das empresas construtoras para explicar melhor como irá funcionar esse processo”, completa o adjunto da pasta, Juliano Mezzalira.
Polesello lembra que com o fechamento do lixão, o Município já deve dar o start para o processo de recuperação do passivo ambiental da área. “Esse é um processo de mudança, porém precisamos fazer; há um grave problema como incêndios que ocorrem no local e colocam em risco a vida de todas as famílias que estão no espaço e precisamos do apoio de todos os setores”, finaliza.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Tráfego na Serra de São Vicente funcionará em meia pista na 2ª feira
Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 13h 35min
MT registra alta de 5,72% nas exportações de carne bovina
Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 11h 33min
‘Tarifa inviabiliza qualquer concorrência’, diz Acrimat
Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 09h 32min