Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 21 de Setembro de 2025

Noticias

Expedição fluvial inicia trabalhos

18 de Janeiro de 2023 as 10h 04min

Comitiva deve percorrer mais de 700 km do rio e ser encerrada no sábado – Foto: Ronaldo Mazza

Requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), a Expedição Fluvial no Rio Cuiabá com intuito de diagnosticar as condições do rio teve início na segunda-feira (16).

Além do parlamentar, fazem parte da comitiva pesquisadores, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá, Marinha do Brasil - Capitania Fluvial de Mato Grosso, entre outros.

A jornada pretendida inclui percorrer as águas do rio da nascente à foz e deve terminar no sábado (21) no encontro dos rios Cuiabá e São Lourenço. A partida foi dada na barragem do rio Manso. “Queremos fazer um raio-x do rio, saber o que agride, quais são os riscos para um dos principais rios desse país, como também ver a parte de infraestrutura, recuperação de estradas, incentivo ao turismo”, resume WS.

Entre os problemas que devem ser investigados, o deputado citou a situação do esgoto depositado no rio, a questão dos peixes e a intenção de discutir o impacto que teria a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). “Serão mais de dez reuniões ao longo desta expedição. Serão ouvidos autoridades e interessados, prefeitos, vereadores, secretários, pescadores, fazendeiros, sitiantes, chacareiros, cientistas”, adianta Santos.

“A extensão total dessa expedição é de 718 km e nós vamos inspecionar a situação de uso e ocupação das margens do rio, a situação das comunidades ribeirinhas e também registrar possíveis danos ambientais que a gente localizar”, informa o pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá, Jose Álvaro da Silva.

A jornada pretendida inclui percorrer as águas do rio da nascente à foz e deve terminar no próximo sábado (21) no encontro do rio Cuiabá com o rio São Lourenço.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Virginia descarta candidatura e reforça apoio a Mauro ao Senado

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 13h 29min


Com 12 empresas, grupo entra em recuperação de R$ 375 milhões

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 11h 27min


Governo do Estado cria hub de inteligência artificial

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 09h 25min


Jornal Online

Edição nº1637 - 20/09/2025