Noticias
Expedição vai mapear florestas plantadas no país e passará por MT
13 de Agosto de 2025 as 09h 13min
Evento regional em MT será realizado em Lucas do Rio Verde – Foto: Divulgação
A Expedição Silvicultura, iniciativa nacional que pretende percorrer mais de 40 mil quilômetros em 14 estados responsáveis por 98% da área de florestas plantadas do Brasil, terá etapa em Mato Grosso no dia 9 de outubro, em Lucas do Rio Verde. A ação é fruto de parcerias envolvendo a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e outros órgãos e entidades do setor.
O objetivo é reunir dados inéditos sobre a produtividade das plantações florestais brasileiras, buscando aprimorar a gestão, incentivar a inovação e fortalecer a sustentabilidade do segmento.
No evento em Mato Grosso, serão apresentados os primeiros resultados do levantamento, discutidas inovações tecnológicas, pesquisas em andamento e promovido o networking entre produtores, pesquisadores e representantes da cadeia florestal.
A superintendente de Agronegócios e Energia da Sedec, Camila Bez Batti Souza, destaca que o monitoramento atualizado das áreas de florestas plantadas vai permitir identificar as regiões onde o cultivo está em crescimento ou retração, contribuindo para o planejamento estratégico do setor. “Com esses dados, poderemos identificar as regiões onde o cultivo de florestas está crescendo ou diminuindo, o que contribui para o planejamento estratégico do setor florestal em Mato Grosso”, afirma.
A Expedição Silvicultura é realizada pela Canopy Remote Sensing Solutions, em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações e a Embrapa Florestas, com apoio de instituições e empresas do setor de base florestal, além dos governos de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
A proposta é coletar dados sobre produtividade florestal, práticas de manejo, uso de tecnologias, custos de produção e percepções dos produtores, além de levantar informações sobre impactos ambientais e sociais da atividade. O trabalho inclui visitas a propriedades, entrevistas com gestores e análise de cerca de 1.000 parcelas amostrais, com uso de técnicas avançadas de sensoriamento remoto e medição florestal.
Serão analisadas culturas como eucalipto, pinus, teca, acácia-negra e araucária. Também serão registrados dados biofísicos das árvores — diâmetro, altura e sanidade — e informações sobre insumos, fertilização e proteção florestal.
A Embrapa participa do projeto com apoio técnico no planejamento da coleta, análise dos dados e elaboração do relatório técnico final, com contribuições em áreas como economia, manejo e melhoramento florestal, solos e sensoriamento remoto.
Segundo Fábio Gonçalves, cofundador e CEO da Canopy, a iniciativa também vai investigar tendências de investimento, custos de produção e práticas socioambientais nas diferentes regiões, além dos impactos das mudanças climáticas sobre a produção florestal. “A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais”.
A jornada começa em setembro, em Santa Catarina, e segue até novembro. O cronograma inclui Belo Horizonte (10/09), Vitória (17/09), Eunápolis/BA (22/09), Lucas do Rio Verde (09/10), Três Lagoas/MS (16/10), Botucatu/SP (22/10), Curitiba (27/10), Lages/SC (31/10) e Porto Alegre (07/11).
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”
Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 17h 48min
Demanda por óleo de algodão impulsiona alta de 5,9% no preço do caroço em MT
Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 16h 47min
Mendes lidera disputa ao Senado
Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 15h 46min
