Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Exportar para hermanos é uma opção lucrativa

01 de Agosto de 2024 as 08h 10min

América do Sul é o principal destino dos produtos industrializados exportados por MT – Foto: Divulgação

As relações comerciais entre Mato Grosso e os países da América do Sul estão em ascensão, impulsionadas por fatores como logística, valor agregado, competitividade e tarifas atrativas. No ano de 2023, as empresas matogrossenses enviaram US$ 1,4 bilhão em produtos para a América do Sul, representando um crescimento de 53% em relação a 2022.

Mato Grosso se destacou como o 8º estado que mais exportou para o continente sul-americano, indicando uma oportunidade para ampliar ainda mais sua presença nesse mercado. Além de relações comerciais com Argentina, Chile, Peru e Venezuela, Mato Grosso articula com representantes e empresários de outros países vizinhos para estreitar novos mercados.

Atualmente, a América do Sul é o principal destino dos produtos industrializados exportados por Mato Grosso, conforme indicado pelo Índice de Complexidade Econômica de Harvard (PCI), que avalia a diversidade e sofisticação do conhecimento produtivo.

A proximidade geográfica e a demanda por produtos manufaturados por países como Paraguai e Bolívia contribuem para essa concentração, além disso, esses países vizinhos não possuem um parque industrial autossuficiente.

Em comparação com as exportações para a Ásia, onde predominam produtos menos diversificados, Mato Grosso envia 240 produtos distintos para a América do Sul, enquanto para a Ásia, continente que mais compra em volume e receita de Mato Grosso, a variedade é mais restrita, com apenas 90 produtos.

Com um portifólio diversificado, a empresa Campos Equipamentos e Manutenção, localizada em Porto Estrela, pequena cidade no Oeste de Mato Grosso e a 190 km de Cuiabá, concentra-se na exportação por encomenda de equipamentos exclusivos para mineradoras de calcário para o Paraguai.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026