Noticias
Exportar para hermanos é uma opção lucrativa
01 de Agosto de 2024 as 08h 10min

As relações comerciais entre Mato Grosso e os países da América do Sul estão em ascensão, impulsionadas por fatores como logística, valor agregado, competitividade e tarifas atrativas. No ano de 2023, as empresas matogrossenses enviaram US$ 1,4 bilhão em produtos para a América do Sul, representando um crescimento de 53% em relação a 2022.
Mato Grosso se destacou como o 8º estado que mais exportou para o continente sul-americano, indicando uma oportunidade para ampliar ainda mais sua presença nesse mercado. Além de relações comerciais com Argentina, Chile, Peru e Venezuela, Mato Grosso articula com representantes e empresários de outros países vizinhos para estreitar novos mercados.
Atualmente, a América do Sul é o principal destino dos produtos industrializados exportados por Mato Grosso, conforme indicado pelo Índice de Complexidade Econômica de Harvard (PCI), que avalia a diversidade e sofisticação do conhecimento produtivo.
A proximidade geográfica e a demanda por produtos manufaturados por países como Paraguai e Bolívia contribuem para essa concentração, além disso, esses países vizinhos não possuem um parque industrial autossuficiente.
Em comparação com as exportações para a Ásia, onde predominam produtos menos diversificados, Mato Grosso envia 240 produtos distintos para a América do Sul, enquanto para a Ásia, continente que mais compra em volume e receita de Mato Grosso, a variedade é mais restrita, com apenas 90 produtos.
Com um portifólio diversificado, a empresa Campos Equipamentos e Manutenção, localizada em Porto Estrela, pequena cidade no Oeste de Mato Grosso e a 190 km de Cuiabá, concentra-se na exportação por encomenda de equipamentos exclusivos para mineradoras de calcário para o Paraguai.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Apple vai fabricar robô doméstico e central inteligente no Vietnã a partir de 2026
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 18h 40min
Quatro carrinhos ambulantes são fechados por falta de higiene
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 17h 40min
Gestão: Credencia +Sorriso amplia transparência nas compras públicas
Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 16h 39min