Noticias
Extratos bancários terão termos padronizados
09 de Julho de 2024 as 09h 25min
Atualmente, há mais de 4 mil nomenclaturas diferentes – Foto: Divulgação
Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados desde esta segunda (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.
Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, utilizada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência, passam a ser descritas no extrato com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, a medida tem objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para os clientes que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.
“Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Prefeitura abre UCT neste sábado para reforçar estoque de sangue
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 18h 24min
Por que gansos são tão agressivos? Descubra a origem desta fúria
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 17h 45min
NIF realiza nova operação orientativa para liberar calçadas na Zona Leste
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 16h 45min
