Noticias
Fábrica produz biocombustível de fonte renovável e menos poluente
05 de Novembro de 2023 as 05h 49min

A fábrica de biodiesel a partir de óleos vegetais está localizada em Lucas do Rio Verde. O biocombustível ajuda na redução da emissão de CO2 para a atmosfera e o Brasil, é o sexto país com maior frota de caminhões movidos à óleo diesel, no qual é misturado o biodiesel.
A fábrica de biodiesel da Fiagril produz anualmente 202 milhões de litros do biocombustível. Filas de caminhões com matéria-prima, basicamente óleo vegetal de soja, milho e algodão, podem ser observadas na entrada da indústria.
“A gente pega o óleo vegetal, utiliza alguns produtos químicos, e fazemos uma separação da glicerina, do óleo e o que sobra. O que a gente recombina no processo químico é chamado de éster, ou metil éster que é o nome técnico. Esse metil éster tem carbono, hidrogênio e oxigênio. Ele que é o biodiesel, o combustível que a gente usa nos nossos veículos”, explica o gerente industrial da Fiagril, Luiz Gustavo Gury.
O tempo médio para que um litro de óleo vegetal seja transformado em biodiesel é de aproximadamente três horas. O processo é completamente automatizado.
“A automação do sistema é 100% automatizada, ele garante que as dosagens dos produtos químicos, controle de nível de tanque, tempos de reação, sejam sempre os mesmos durante todo o período do processo produtivo”, comenta Luiz.
Para garantir a qualidade do produto, a fábrica tem um laboratório, acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que trabalha 24 horas por dia analisando tudo o que entra e sai da usina.
A engenheira química Raquel Teruel, diz que desde a matéria-prima até o produto final, tudo é analisado. Inclusive, águas industriais e processos auxiliares.
Na fábrica, tudo é aproveitado. O gerente industrial da Fiagril conta que o principal subproduto é a glicerina. Quanto a resíduos, uma pequena quantidade de água ácida.
“O que a gente tem é a geração de um pouco de água ácida, no processo e essa água tem uma estação de tratamento para fazer a reutilização desta água num sistema que tem aqui na fábrica”, comenta Luiz.
O biocombustível fabricado vai para os tanques dos veículos, misturado ao óleo diesel do petróleo. Atualmente a mistura é de 12% e deve chegar a 15% em 2026, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Segundo o diretor de originação e biodiesel da Fiagril, Guilherme Kummer, o setor industrial do biocombustível está fazendo gestão junto ao governo federal para acelerar essa agenda. A pretensão é de que os 15% de mistura ocorram já em 2024.
Alguns estudos têm mostrado que o biodiesel emite 80% menos CO2 do que o diesel de petróleo. Mesmo sendo a menor parte da mistura, faz toda a diferença, considerando que a frota atual é de aproximadamente 2,1 milhões de caminhões, rodando diariamente nas estradas brasileiras.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Tecnologia ganha espaço no campo e renova gerações
Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 16h 24min
Inadimplência redefine crédito rural e aumenta demanda por CPR registrada
Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 15h 23min
Aprosoja MT participa da Abertura Nacional da Colheita do Milho em Sorriso
Publicado em 19 de Junho de 2025 ás 14h 35min