Noticias
Fórum de Prefeitos debate melhorias para educação pública em Mato Grosso
29 de Março de 2025 as 08h 20min

O 1º Fórum de Prefeitos pela Educação foi realizado na Assembleia Legislativa e teve como tema principal estratégias inovadoras para fortalecer a educação pública, aumentar a arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) educacional e melhorar o desempenho das escolas nas avaliações nacionais.
No evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciou a criação de uma secretaria adjunta que atenderá exclusivamente as demandas dos municípios, inclusive de forma online.
“A nova secretaria adjunta vai ficar responsável por toda a parte da gestão entre a Secretaria e os municípios, aproximando, assim, a Seduc com as prefeituras e, principalmente, a discussão de como a gente pode melhorar os índices dentro do Programa Internacional de Mestrado para Gestores (IMPM)”, apontou o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bustolin.
O deputado Adenilson Rocha (PSDB) destacou a importância desse evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a AMM.
“Para mim, é muito bom esse fórum, principalmente, por tratar diretamente dos interesses dos municípios com a Seduc, pois Mato Grosso é um estado grande territorialmente e tudo fica concentrado na capital. Entendo que, quando você cria uma secretaria adjunta, acabamos criando braços que podem discutir coisas que vai interessar mais os municípios”, explicou o deputado.
Para Rocha, o evento servirá para melhorar e fortalecer a infraestrutura da educação em vários municípios. “Acredito que melhorando os indicadores, consequentemente, vai aumentar os repasses. Temos que parar daquela pauta de discurso político e começar a ir para a prática, vencendo as dificuldades. O governo vem investindo na educação, mas agora a gente precisa melhorar não somente a cultura física, mas também o conhecimento para que os próprios alunos tenham reconhecimento e consigam ter uma educação de qualidade”, relatou ele.
Na ocasião, os prefeitos conheceram estratégias para aumentar a arrecadação com o ICMS educacional e também como preparar suas escolas municipais para a próxima avaliação do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), marcada para outubro. Porto lembrou que o governo está realizando o Fórum com o propósito de divulgar algumas propostas e regime de colaboração.
“Do primeiro ao quinto ano, o trabalho é feito nos municípios, além da educação infantil. Também temos vários programas para fortalecer o processo de alfabetização, fortalecer os anos iniciais. A exemplo disso é o Alfabetiza Mato Grosso, o Muxirum, que tem como alfabetizar jovens e adultos, alfabetizar as crianças até o segundo ano do ensino fundamental. Além disso, nós temos programas de investimento para creche”, disse.
“Hoje nós vamos assinar o edital que contempla R$ 40 milhões para o ano de 2025 para a retomada da construção de creches. O Fórum é para mostrar os investimentos na área de tecnologia, construção, recomposição, aprendizagem e ICMS Educacional”, revelou o secretário.
Os participantes receberam orientações técnicas sobre diversos produtos e programas da Seduc, como Educação Conectada, Programa Saúde na Escola e Transporte Escolar.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Votação popular vai definir as melhores empresas de Sinop
Publicado em 31 de Março de 2025 ás 15h 16min
Primavera é campeão, quebrando tabu de 3 anos sem derrota do Cuiabá no Estadual
Publicado em 31 de Março de 2025 ás 12h 09min
Mais de 48 mil pessoas contratam R$ 340,3 milhões em consignado
Publicado em 31 de Março de 2025 ás 10h 25min