Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

Fórum fortalece políticas para infância em Sinop

30 de Novembro de 2025 as 09h 34min

Encontro iniciou elaboração do plano municipal– Foto: Assessoria

O Fórum Comunitário do Selo Unicef reuniu representantes do poder público e estudantes na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva. O encontro marcou o início da construção participativa do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o ciclo 2025-2028.

A atividade buscou apresentar e validar propostas que integrarão o documento, considerado essencial para garantir direitos básicos da infância e da adolescência. Os participantes analisaram fichas de Resultados Sistêmicos e discutiram estratégias voltadas à saúde, educação, convivência familiar, cultura, esporte e lazer.

Secretarias municipais, integrantes da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, membros do CMDCA e adolescentes do Nuca participaram das discussões. Para a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, o processo simboliza um pacto coletivo. “Ao falarmos do Selo Unicef, falamos de um trabalho que realizamos em conjunto com a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e outras áreas para construir um plano para os próximos quatro anos. Os alunos precisam participar, porque eles são protagonistas dessa construção”, afirmou.

Ela reforçou a dimensão prática do plano: “O objetivo do plano é garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Selo Unicef reúne ações da educação, da saúde e da assistência social para unirmos forças e proteger nossas crianças e adolescentes”.

A coordenadora de Educação Básica, Carla Ponce, disse que escutar os jovens é essencial. “Nós vamos fazer um plano para eles, então precisamos ouvi-los: seus anseios, vontades e necessidades, para que seus direitos sejam realmente cumpridos”. O fórum marca etapa decisiva do processo de certificação, que reconhece municípios empenhados em políticas efetivas para a infância. As propostas serão consolidadas e integradas ao plano municipal nas próximas semanas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min


Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min


Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026