Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Facção suspeita de tráfico, venda de armas e lavagem de dinheiro é alvo de operação

20 de Maio de 2025 as 05h 00min

94 ordens judiciais cumpridas nos estados de Mato Grosso e Santa Catarina — Foto: José Roberto Gonçalves

Uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas e entrada de celulares em presídios é alvo da Operação Codinome Fantasma II, deflagrada pela Polícia Civil na última quinta (15). Ao todo, 94 ordens judiciais foram cumpridas nos estados de Mato Grosso e Santa Catarina.

Foram 31 mandados de prisão, 51 de busca e apreensão, além de 12 ordens de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e em Santa Catarina.

O nome da operação faz referência à criação de empresas fictícias utilizadas para viabilizar atividades ilícitas. A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2024, com o cumprimento de 143 ordens judiciais contra o grupo investigado.

As provas coletadas revelaram novos crimes e a polícia identificou outros suspeitos. Entre os crimes cometidos pela organização estão: lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, facilitação da entrada de celulares em presídios, e corrupção ativa e passiva.

CODINOME FANTASMA

As investigações tiveram início em fevereiro de 2024, quando a polícia identificou um esquema de tráfico de drogas ligado a uma facção criminosa. O grupo também atuava na lavagem de dinheiro e no comércio ilegal de armas.

Para disfarçar a origem do dinheiro obtido com o tráfico, os envolvidos usavam empresas de fachada. Na época, os mandados foram cumpridos em Sinop, Sorriso, Cuiabá, Colíder e São José do Rio Claro.

Os criminosos agiam em diferentes núcleos. Um deles facilitava a entrada de celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop. Já o outro núcleo operava no Bairro Jardim das Violetas e era responsável pelo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e a negociação de armas ilegais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025