Noticias
Fagundes articula missão ao Japão contra tarifa chinesa
09 de Janeiro de 2026 as 14h 56min
Senador busca novos mercados para carne brasileira – Foto: Divulgação
Em meio à perspectiva de elevação das tarifas chinesas sobre a carne bovina brasileira, o senador Wellington Fagundes confirmou missão internacional ao Japão ainda neste mês de janeiro, com foco na ampliação de mercados para o agronegócio nacional.
A viagem tem como objetivo principal fortalecer relações comerciais com o país asiático e reduzir os impactos da taxação anunciada pela China, que pode chegar a 55% sobre importações que excedam as cotas estabelecidas.
Durante entrevista à TV Vila Real, o senador destacou a necessidade de diplomacia comercial. “Precisamos dialogar e buscar novos mercados”, afirmou. Segundo Fagundes, o Japão desponta como parceiro estratégico por já ser um dos maiores compradores de carne de aves do Brasil, embora ainda não importe carne bovina nacional. “Nós tínhamos o problema da febre aftosa, e em um trabalho de décadas nos livramos disso”, disse.
Na avaliação do senador, a atual taxação imposta pela China tem caráter “puramente comercial”, com o objetivo de pressionar preços, apesar da dependência chinesa de fornecedores externos de proteína animal. “O Brasil aumentou a produção e ultrapassou os Estados Unidos. Temos um rebanho maior, é uma grande oportunidade”, ressaltou.
Para Fagundes, a abertura do mercado japonês representaria um selo sanitário relevante. “Se conseguirmos colocar nossa carne no Japão, vamos abrir o mercado asiático”, avaliou.
O senador também anunciou que pretende convidar representantes do setor produtivo para integrar a missão e defendeu, no plano interno, a descentralização dos frigoríficos, com mais espaço para pequenos e médios produtores. A medida chinesa prevê tarifa adicional de 55% sobre volumes acima da cota anual, fixada inicialmente em 1,1 milhão de toneladas para o Brasil, com vigência a partir de 1º de janeiro por um período de três anos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
WF critica Pivetta por defender classificação de facções como terroristas
Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 17h 49min
Associação Antigos Fortes entrega 900 kg de alimentos à Assistência Social em Lucas
Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 16h 49min
Como a Agrotools redefiniu a tecnologia no agronegócio
Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 15h 48min
