Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Falhas provocaram rebaixamento do nível de água e perdas econômicas

18 de Setembro de 2025 as 04h 43min

Episódio provoca prejuízos econômicos a municípios vizinhos e afeta atividades como pesca e turismo

O reservatório da usina em Colíder sofreu rebaixamento devido a falhas estruturais nos drenos da barragem. O episódio provoca prejuízos econômicos a municípios vizinhos e afeta atividades como pesca e turismo.

Autoridades avaliam medidas emergenciais para reduzir os impactos e garantir segurança à população. O monitoramento e os reparos seguem em andamento, buscando minimizar riscos ambientais e financeiros.

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que o rebaixamento do reservatório da UHE em Colíder trouxe graves impactos ambientais e econômicos aos municípios vizinhos. Uma Câmara Setorial Temática foi instalada para investigar as causas e exigir medidas emergenciais das empresas responsáveis.

“É todos os fatos que geraram essa diminuição no volume de água na usina, causando grande dano ambiental e econômico aos municípios de Nova Canaã, Colíder, Itaúba e Cláudia. Nossa finalidade é averiguar o que causou isso e buscar soluções”, disse.

Segundo relatório, quatro dos 70 drenos da barragem apresentaram falhas, levando a Eletrobras e Copel a reduzir o nível da água. O deputado reforçou que vidas humanas foram colocadas em risco e que é responsabilidade das empresas reparar os danos à população e aos municípios.

“Já tivemos mortandade de peixes e impacto em atividades econômicas, como turismo e pesca. A Eletrobras e a Copel precisam reparar tanto a população quanto os entes afetados. Medidas urgentes devem ser tomadas, não podemos esperar mais”, apontou.

O deputado afirmou que a Câmara Setorial pode encaminhar requerimentos ao Ministério Público, à Polícia Técnica, às prefeituras e às próprias empresas, reunindo toda a documentação para subsidiar futuras medidas, incluindo a criação de uma CPI se necessário. “Nosso desejo é assegurar segurança financeira para as famílias que dependem da barragem. Conversamos com a Eletrobras e discutimos medidas urgentes de auxílio. Além disso, os municípios prejudicados devem receber reparação, pois vidas humanas e a cadeia produtiva local estão em risco”, finalizou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista bêbado colide em dois veículos, tenta fugir e é preso em Sinop

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 07h 34min


Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min


Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025