Noticias
Falta de chuvas obriga muito produtor a rever estratégias no plantio
24 de Outubro de 2024 as 14h 15min

O relógio tem corrido contra o produtor brasileiro nas últimas safras e nessa temporada (2024/25) não é diferente. Com as condições climáticas desfavoráveis os trabalhos andam atrasados nas principais regiões produtoras do país.
Segundo dados mais recentes da Conab, o plantio da safra de soja alcançou 9,1% da área até a segunda semana de outubro. A nível de comparação, na mesma data do ano passado, a semeadura atingia 19%.
Mesmo diante desse descompasso, a companhia mantém previsão positiva. Para a soja, a estimativa é de um crescimento de 2,8% na área semeada. Ainda assim, a produção da oleaginosa deve aumentar 12,7%, para 166,05 milhões de toneladas.
Fato é que para essas previsões se confirmarem, muitos produtores que realizaram o plantio esperando a chuva (que ainda não chegou) estão tendo que recalcular a rota e as estratégias.
“Aqueles que não utilizam irrigação, para não perder a janela, apostam na semeadura no seco, porém, como em algumas regiões as águas não vieram como o esperado, muitos estão revendo todo o planejamento”, destacou, Victória Corrêa, engenheira agrônoma e especialista em sustentabilidade da AGTech Sima (Sistema integrado de monitoramento agrícola).
Como alternativa para esse cenário complicado, o emprego de tecnologias se torna essencial para ajudar a classe produtora a reduzir os custos, que já estão elevados. A SIMA, por exemplo, focada em agricultura inteligente, oferece um aplicativo que possibilita o monitoramento no campo de forma georreferenciada, analisando dados em tempo real e gerando ordens de serviço automaticamente.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min
Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min
Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres
Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min