Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 25 de Novembro de 2025

Noticias

Faltando recensear 20% da população, IBGE adia fim de coleta para janeiro

12 de Dezembro de 2022 as 18h 30min

Fatores: falta recenseadores e recusa de moradores em responder à pesquisa – Foto: Divulgação

Com 80% da população recenseada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que não conseguirá concluir o Censo Demográfico 2022 este ano.

Nas ruas desde 1º de agosto, a pesquisa, que estava prevista para encerrar em dezembro, foi estendida até janeiro de 2023.

As duas principais dificuldades enfrentadas pelo instituto são a falta de recenseadores e a recusa de moradores em responder à pesquisa, com destaque para estratos de renda mais alta, informou o IBGE. No censo anterior, em 2010, toda a população já estava contabilizada até esta data.

O instituto mostra que, entre 1º de agosto e 5 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 de pessoas, em 59.192.875 de domicílios no país. Este é o quarto balanço parcial do levantamento.

Do total de pessoas recenseadas, 48,4% são homens e 51,6%, mulheres; 39,54% são do Sudeste, 29,43% do Nordeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44% no Centro-Oeste.

“Estamos com 80% do Censo concluído. Temos a expectativa de ter mais 10% concluído até o dia 20. Mas há cidades em que a dificuldade para contratar recenseadores foi grande a ponto da gente não conseguir fechar e vamos ter que estender”, explicou Cimar Azeredo, diretor da pesquisa do IBGE.

Ainda de acordo com o diretor da pesquisa, Sergipe e Piauí já finalizaram a primeira etapa da coleta, que é quando se percorre o território do estado. Mas há outras unidades federativas que, além de não terem completado a etapa, preocupam pelo baixo índice de cobertura, como é o caso de Mato Grosso, em que menos de 80% da população foram recenseadas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min


Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min


Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025