Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 15 de Julho de 2025

Noticias

Fazenda aumenta para 2,5% estimativa de crescimento

18 de Maio de 2024 as 10h 36min

Estimativa oficial de inflação subiu de 3,5% para 3,7% - Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou, de 2,2% para 2,5%, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) em 2024. As previsões estão no Boletim Macrofiscal, divulgado na quinta (16).

Em relação à inflação, o documento elevou, de 3,5% para 3,7%, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. O resultado está dentro da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025, a estimativa avançou de 3,1% para 3,2%.

Segundo a SPE, contribuíram para o crescimento das estimativas para o PIB o avanço robusto das vendas no varejo e dos serviços prestados às famílias, o aumento na criação líquida de postos de trabalho e a expansão das concessões de crédito. De acordo com o órgão, os sinais de recuperação do investimento, baseados na expansão da construção civil e no crescimento das importações de bens de capitais (bens usados na produção), também ajudaram a elevar a projeção.

Outro fator que contribuiu para a elevação das estimativas do PIB são as exportações. Segundo a SPE, a recente alta do dólar contribui para melhorar as vendas externas em 2024.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Três mulheres ocupam cadeiras pela 1ª vez

Publicado em 15 de Julho de 2025 ás 15h 37min


Sinop recebe dois veículos para agricultura familiar

Publicado em 15 de Julho de 2025 ás 14h 36min


Alex Teixeira completa 20 jogos sem gols ou dar assistências no Vasco

Publicado em 15 de Julho de 2025 ás 13h 36min


Jornal Online

Edição nº1588- 15/07/2025