Noticias
Fazenda tenta se recuperar após fogo atingir 90% da propriedade
08 de Novembro de 2024 as 05h 56min
Laudo técnico aponta como incêndio iniciou – Foto: DivulgaçãoA Fazenda Santa Apolônia, localizada na divisa entre Rondonópolis e Poxoréu, enfrentou uma situação desastrosa. Dos 3,6 mil hectares da propriedade, mais de 90% foi destruído pelas queimadas, deixando um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões.
Galpões, áreas de reserva vegetal, pastagens e cercas foram consumidas pelo fogo. O pecuarista Walter José de Oliveira que utiliza recursos próprios para a reconstrução da sua propriedade, focado na recuperação de mais de 130 quilômetros de cercas e pastos.
“Em quase 48 anos, nunca vi um fogo dessas proporções em minhas propriedades, nunca aconteceu isso. O fogo veio de outras propriedades vizinhas, com uma invasão muito rápida durante um longo período de estiagem, causando um transtorno total”, comenta.
O nome da fazenda é uma homenagem à padroeira dos dentistas. Isso porque, antes de se dedicar à pecuária, Walter exerceu a odontologia por 30 anos e a há 17 anos, trocou o consultório pelo campo. A prioridade do pecuarista agora é dividir novamente os pastos e recuperar as cercas.
“Nós já estamos vendendo gado para poder fazer a recuperação das cercas e das coisas prioritárias. O curral, que queimou, tivemos que improvisar. Estamos desfazendo de patrimônio e para recuperar tudo, levaremos uns 8 anos”, explica Walter.
Para documentar o incidente e proteger-se de possíveis processos, Walter contratou o consultor e engenheiro florestal Ananias Bueno. Ele preparou um laudo técnico utilizando imagens de satélite, que mostram que o fogo não teve origem na propriedade de Walter.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Suprema Corte dos EUA mantém banimento do TikTok
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 18h 58min
Homem é preso após golpear gerente do Machado com pá em Sinop
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 13h 04min
Com auxílio da irrigação, agricultor bate recorde de produtividade de milho
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 09h 48min