Noticias
Fecomércio-MT pede alteração em PL que propõe penalizar empresas que vendem online ou por telefone
01 de Fevereiro de 2023 as 14h 00min

A Renalegis – Rede Nacional de Assessorias Legislativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) encaminhou nota técnica ao deputado estadual Thiago Silva, solicitando a alteração do Projeto de Lei nº 605/2022, visto que a propositura busca responsabilizar a empresa contratada/vendedora pela entrega de produtos e serviços adquiridos por internet ou telefone.
Em defesa dos interesses dos empreendedores, o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, que assina a nota técnica encaminhada ao parlamentar, destaca que no próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) existe o excludente de responsabilidade para a empresa, o que possibilita que a entrega ou prestação do serviço seja realizada por meio de agentes/empresas terceirizadas.
“Entendemos que o projeto precise ser revisto e ajustado para dar clareza da real responsabilidade, por isso, é necessário que conste no texto as excludentes de responsabilidade, quando comprovada hipóteses de culpa exclusiva da empresa de entrega ou agentes contratados (terceirizado)”, explicou.
O texto do projeto prevê, ainda, a cobrança ou taxa adicional caso o consumidor não esteja presente no endereço de entrega para recebimento do produto ou serviço. Sendo realizada três tentativas de entrega, somente então o produto deverá ser devolvido à origem ou o serviço tido como não prestado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo Federal solicita ingresso em processo contra moratória da soja
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 13h 28min
MT lança plataforma para monitorar qualidade do ar
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 11h 27min
Após compra de gestão, média de público na Arena do Grêmio supera a do Palmeiras
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 09h 26min