Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

28 de Março de 2024 as 10h 11min

Dificuldades no setor ainda assolam progresso aeronáutico – Foto: Divulgação

Quem mora no Centro-Oeste ou no Norte do Brasil e já precisou se deslocar de avião de um estado para o outro conhece as dificuldades da malha aeroviária nestas regiões.

Poucos voos, preços caros e conexões longas são algumas das reclamações dos usuários deste meio de transporte.

A logística aérea regional foi pauta da reunião do Fórum de Presidente de Federações do Comércio nesta semana, em Belém/PA.

“Nossa malha aérea é muito ruim, sem opções e com escalas muito demoradas. Demorei quase o dia todo para sair de Cuiabá e chegar a Belém. Não há concorrência e precisamos debater isso”, afirmou o empresário José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, que é amazonense, também ressaltou a necessidade de ampliar o mercado.

“Se tivermos mais voos regionais teremos mais integração e desenvolvimento, aumento no fluxo turístico, entre outras vantagens importantes”, disse. A CNC encaminhará carta aos parlamentares das regiões tratando do tema e sugerindo ações, assim como ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

Entre as sugestões, o incentivo à concorrência entre companhias aéreas. Os presidentes apoiam o Projetos de Lei 4392/23, do senador Alan Rick, do Acre, e 539/24, da deputada federal Cristiane Lopes, de Rondônia, que altera o Código Brasileiro da Aeronáutica, permitindo cabotagem aérea a empresas sul-americanas na Amazônia Legal.

Isso significa que estas empresas, ao ingressarem no Brasil em voo internacional, também poderiam fazer voos domésticos.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Agricultura brasileira e norte-americana compartilham eficiência e desafios no preparo de solo

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 10h 27min


Republicanos terá reunião para definir Juarez Costa

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 08h 23min


Prefeitura de Sinop reforça prazo final para alvará 2026

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 06h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026