Noticias
Federação União Progressista não tem vice como prioridade
01 de Junho de 2026 as 10h 21min
Cidinho sinaliza espaço para novos aliados - Foto: Assessoria
O ex-senador Cidinho Santos indicou que a Federação União Progressista não deve tratar como prioridade a definição da vaga de vice na disputa ao Governo de Mato Grosso em 2026. A avaliação foi feita durante articulações políticas do grupo liderado pelo ex-governador Mauro Mendes.
Na prática, a declaração sinaliza que a federação formada por União Brasil e Progressistas pretende deixar espaço aberto na chapa majoritária para atrair partidos aliados e ampliar a composição política para as eleições estaduais. “Não é uma coisa que está no radar da Federação. Acho que tem outros partidos, que venham fazer parte do arco de aliança, que com certeza têm indicações a serem feitas”, afirmou.
A leitura dentro do grupo é de que Mauro Mendes já ocupa uma posição estratégica no projeto eleitoral ao ser apontado como principal nome da federação para a disputa ao Senado. Com isso, a vaga de vice passa a ser vista mais como instrumento de negociação política do que como espaço reservado obrigatoriamente ao bloco partidário.
Apesar das especulações envolvendo a possibilidade de uma mulher integrar a chapa ao Executivo estadual, Cidinho indicou que a discussão ultrapassa nomes específicos e envolve principalmente a construção de uma base política mais ampla para sustentar o projeto governista em 2026.
O dirigente também destacou que outras legendas devem integrar a composição eleitoral nos próximos meses e, naturalmente, terão interesse em participar das decisões sobre a majoritária. Segundo ele, o processo será construído em conjunto entre os partidos aliados.
A estratégia da federação busca evitar o fechamento antecipado da chapa e manter margem de articulação política durante o período pré-eleitoral. A avaliação é de que nomes regionais ou lideranças com perfil estratégico podem surgir como alternativas para fortalecer o grupo nas diferentes regiões do estado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Futuros engenheiros florestais conhecem o ciclo do manejo
Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 12h 35min
Polícia prende investigador flagrado espancando idoso
Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 11h 35min
TRE reforça cerco ao crime organizado nas eleições
Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 10h 35min
