Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 03 de Julho de 2025

Noticias

Felipão aprova Abel como possível técnico da Seleção

06 de Janeiro de 2023 as 17h 45min

Abel Ferreira e Felipão: pentacampeão aprova português na Seleção — Foto: Marcos Ribolli

Pentacampeão do mundo em 2002, Luiz Felipe Scolari, 74 anos, acredita que o português Abel Ferreira, do Palmeiras, está capacitado para assumir o comando da Seleção Brasileira. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Gaúcha.

Diferente de outros treinadores brasileiros, como Jorginho, Felipão não vê problema na escolha por um profissional estrangeiro. A CBF está à procura de um técnico desde a confirmação da saída de Tite, após a eliminação para a Croácia nas quartas de final na Copa do Catar.

“O Abel (Ferreira) é um dos nomes que eu ficaria muito feliz em ver na Seleção Brasileira. Quem é bom, pode trabalhar, mostra sua condição e pronto”, disse Felipão.

“Quero colocar minha opinião para que todo mundo saiba. Nós saímos do Brasil tantas vezes e tiramos lugar de tantos, não podemos agora cercear quem está na Seleção Brasileira de trazer A ou B. É bom, independe da nacionalidade. É bom, traga”, completou.

Felipão anunciou a aposentadoria como treinador e atualmente trabalha como diretor-técnico do Athletico-PR. Multicampeão, o gaúcho de Passo Fundo foi pentacampeão em 2002 e foi o último técnico a chegar às semifinais pelo Brasil em uma Copa do Mundo. Em 2006, por Portugal, também esteve entre os quatro melhores.

Abel Ferreira é o atual campeão do Brasileirão e em três temporadas no futebol brasileiro conquistou, além do torneio de pontos corridos, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e um Campeonato Paulista.

POLÊMICA

Embora alguns acreditem que ter um estrangeiro no comando técnico do Brasil pode ser uma oportunidade de renovar os ares na Amarelinha, outros descartam a possibilidade e reafirmam o desejo de um brasileiro ser o dono da posição; é o caso de Jorginho, tetracampeão mundial em 1994.

O ex-treinador do Vasco, que poucos ou nenhum título relevante como treinador conquistou na carreira, criticou as especulações que têm rondado o meio do esporte nacional e reforça a ideia de um brasileiro ser o sucessor de Tite. “A seleção brasileira foi campeã com treinadores brasileiros. Ela é para ser treinada por um treinador brasileiro”.

O ex-lateral direito Jorginho, titular na campanha do tetra em 1994, acredita que tradicionais seleções campeãs de Copas não devem modificar a "naturalidade" no comando técnico. Para ele, tais agremiações precisam manter treinadores originários de seus respectivos países no cargo. E é nesse sentido que ele defende mais um brasileiro na posição.

“Seleções como Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Espanha, não têm a menor condição de ter um técnico estrangeiro. Tem que ter um treinador de seu país. Seleções tradicionais não têm a menor condição de ter treinador estrangeiro”, comentou.

Jorginho, no entanto, confessa que não rejeita técnico estrangeiro. Ele, inclusive, vê pontos positivos em uma contratação de treinadores de outros países. “Sem qualquer tipo de problema com treinador estrangeiro... Fui técnico estrangeiro duas vezes, acho que é saudável ter uma forma diferente de jogar, alguns sistemas e tipos de treinos diferentes. É importante e nos enriquece. Mas a seleção brasileira... ela é para ser treinada por um treinador brasileiro”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mato Grosso amplia participação no Valor de Transformação Industrial

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 05h 12min


Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop

Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 04h 12min


Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio

Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min


Jornal Online

Edição nº1580 - 03/07/2025