Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Feriado de Finados impede abertura do comércio no sábado em Cuiabá e Várzea Grande

31 de Outubro de 2024 as 08h 40min

Alguns comércios poderão abrir suas portas na região metropolitana – Foto: Divulgação

Apesar de o acordo firmado entre os sindicatos laboral (do trabalhador) e patronais (dos empresários) do comércio de Cuiabá e Várzea Grande, permitindo a abertura do comércio no Dia de Finados, que ocorre no sábado (2), as prefeituras municipais não se manifestaram no sentido de autorizar o funcionamento das atividades comerciais na data. Com isso, a Fecomércio-MT reforça que o comércio em geral de shoppings e ruas nos dois municípios não deve abrir as portas.

Para a Fecomércio-MT, a possibilidade de abertura das lojas traria impacto positivo para o setor econômico do comércio, beneficiando consumidores e trabalhadores do setor.

No entanto, devido à Lei Municipal nº 5.165/2008 e aos Decretos Municipais nº 9.996/2023 e nº 66/2023, que regulamentam sobre o funcionamento do comércio nos feriados nacionais em Cuiabá e Várzea Grande, a abertura do comércio neste feriado foi inviabilizada.

Por Cuiabá, o presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, buscou junto à Prefeitura uma autorização que permitisse a abertura das atividades comerciais na data.

“Desde o início do ano, atuamos ativamente para viabilizar a abertura do comércio no dia em específico, considerando os benefícios para a atividade econômica. Essa possibilidade chegou a ser prevista no Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho deste ano. Além disso, pelo fato de o feriado cair no sábado, muitas famílias preferem aproveitar os ambientes climatizados dos shopping centers para usufruírem momentos de lazer, em razão das altas temperaturas”.

A mesma ação já havia sido proposta durante o período pandêmico, com a publicação de um decreto por parte das prefeituras autorizando a abertura do comércio em geral, beneficiando trabalhadores e empresários e aquecendo a economia local. Contudo, este ano não teve o mesmo desfecho.

Ainda assim, supermercados e farmácias poderão funcionar na data, desde que seja concedida folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro. A autorização para abrir também se estende para atividades como restaurantes, bares e afins, além daquelas consideradas essenciais, como saúde e segurança, por exemplo.

Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025