Noticias
Feriado do dia 1º não pode ter comércio aberto em Cuiabá e VG
29 de Abril de 2024 as 08h 47min
Comércio fechado na quarta na capital e em Várzea Grande – Foto: Assessoria
O comércio em geral de Cuiabá e Várzea Grande se aproxima de mais um feriado, no qual as lojas não poderão abrir suas portas. O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, proíbe a abertura do comércio de rua e de shoppings.
A obrigação atende à Convenção Coletiva de Trabalho, assinada entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários), com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT).
Existem outras quatro datas em que a CCT também proíbe a abertura das lojas nos municípios, são elas: Dia de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro) e Sexta-feira Santa.
A Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT orienta que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes.
No caso dos supermercados e restaurantes, por exemplo, o empregador poderá abrir o seu comércio mediante a concessão de folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro no dia para o trabalhador.
Com relação às farmácias, as atividades permanecerão funcionando normalmente em todo estado. Já as instituições bancárias e administrações públicas municipais e do estado não haverá expediente no feriado.
Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
O que significa “visitante interestelar”? Entenda o termo usado com o 3I/Atlas
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 17h 32min
Flávia defende o filho acusado de ameaçar vereador: “contra-ataque”
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 16h 32min
Sinop: Administração articula recursos na AL para melhorias no esporte
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 15h 31min
