Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 26 de Novembro de 2025

Noticias

Feriado pode ter comércio aberto em Cuiabá e Várzea Grande

15 de Novembro de 2022 as 07h 00min

Medida consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da capital e Várzea Grande – Foto: Divulgação

Em negociação realizada e firmada entre a Fecomércio-MT e sindicatos patronais e laboral do comércio, fica autorizada a abertura de lojas de rua e de shoppings na capital e Várzea Grande.

No entanto, o feriado da Proclamação da República, celebrado nesta terça (15), traz obrigações aos comerciantes, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro.

Para trabalhadores que também recebem por regime de comissão, as vendas devem ser contabilizadas em dobro, conforme disposto no parágrafo segundo na cláusula trigésima da referida CCT.

De acordo com a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT, deve-se observar que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes, como no caso dos supermercados, por exemplo, em que o empregador poderá abrir o seu comércio mediante o pagamento da hora trabalhada em dobro ou determinando outro dia de folga compensatória.

Com relação ao funcionalismo público em geral, a Assessoria Jurídica esclarece que, com exceção das atividades consideradas essenciais e das instituições bancárias, não haverá expediente nesta data.

Em relação aos demais municípios do estado, é recomendado que sejam observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min


Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min


Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025