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Quinta Feira, 27 de Junho de 2024

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Ferramenta inédita vai compilar dados do mercado de fretes

20 de Junho de 2024 as 09h 48min

Logfintech goFlux conclui a construção do seu primeiro modelo de IA generativa – Foto: Divulgação

A Inteligência Artificial (IA) é um assunto que cada vez mais ganha destaque em diversos aspectos da sociedade. A capacidade de programas e dispositivos de realizarem tarefas de modo quase autônomo utilizando algoritmos que simulam o raciocínio humano com base em padrões aprendidos, avança a cada dia e gera muitas expectativas quanto ao futuro dessas novas tecnologias.

Mas, se por um lado o avanço de inovações como a IA proporciona comodidade, por outro, é preciso ter atenção. Essa preocupação fica mais acentuada principalmente quanto ao uso e segurança de dados. No mercado logístico e mais especificamente no setor de transporte de cargas rodoviário, manter a proteção e o sigilo das informações transacionadas é imprescindível.

Este é justamente um dos desafios da paulistana goFlux, uma logfintech data-driven (empresa orientada por dados) focada em gerar as melhores tomadas de decisões para a resolução de problemas do mercado logístico, e que se prepara para mais um importante passo na sua jornada de inovação. A empresa que se destaca, nos últimos seis anos, por suas tecnologias disruptivas no setor, passa também a focar suas ações na construção do seu primeiro modelo de GenAI ou IA generativa (que utiliza algoritmos para criar novos conteúdos) para os clientes.

Segundo Priscila Lucas, coordenadora de Data Science, na goFlux, a logfintech já utiliza ferramentas de IA generativa internamente para aumento de eficiência e produtividade de seu time, contudo, chegou o momento de ampliar essa solução para o mercado e o aporte recente do Capria Ventures, um dos fundos internacionais de investimentos, impulsionará o desenvolvimento dessa solução. “Produzimos muita documentação com conteúdo de domínio fechado (closed-domain), ou seja, informações internas com insights relevantes e de nossa propriedade intelectual sobre o mercado. Dados assim não estão na internet para o consumo de outras GenAI’s como o ChatGPT, por exemplo”, destacou.

A ideia é a criação de um prompt que estará disponível na plataforma goFlux View, produto de inteligência de mercado e predições de preço de frete futuro. O objetivo do projeto é unificar toda a documentação criada sobre informações de inteligência de mercado logístico sobre tudo aquilo que a logfintech produz internamente e cruzar esses dados com a mensuração das principais variáveis que, via de regra influenciam no preço do transporte como: indicadores macroeconômicos, nacionais, internacionais e tendências.

Desta forma os clientes poderão utilizá-las e assim ter as melhores escolhas embasadas em dados reais. “A goFlux é uma empresa que tem a cultura de data driven, uma empresa completamente baseada em dados para tomada de decisão e resolução de problemas no mercado logístico”, ressalta Priscila.

SEGURANÇA
DOS DADOS

Um ponto interessante também a se destacar é sobre a importância da qualidade dos dados (data quality) que a logfintech preza sobre os fretes transacionados dentro da plataforma. Segundo Luis Martinez, CSO da goFlux, todas as informações geradas e utilizadas majoritariamente são embasadas em negociações reais transacionadas em sua base, isso certifica a qualidade e veracidade desses dados.

“Hoje são aproximadamente 25 mil viagens realizadas por dia em nossa plataforma, todas elas são negociações de frete acordadas, entre embarcadores e transportadoras vencedoras”, cita o executivo.

A qualidade desses dados é a matéria prima da empresa para desenvolver outras soluções, bem como liberar a comercialização de novas rotas que atingiram um nível elevado de assertividade mínimo de 80%. “Semanalmente amadurecemos novas rotas, mas essas só ficam disponíveis na plataforma a partir do momento que atingem um grau de acurácia, por meio de uma análise inteligente com compliance. Desta forma asseguramos a escala geográfica de atuação”, pontua Martinez.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

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