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Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

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Ferrovia Bioceânica: Governo apresenta potencial agrícola a delegação chinesa

18 de Abril de 2025 as 05h 22min

Ferrovia Bioceânica: corredor ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico - Foto: Assessoria/Rumo

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia de Mato Grosso, Linacis Vogel Lisboa, representou o Estado na reunião entre o governo brasileiro e uma delegação técnica da República Popular da China, realizada para discutir parcerias bilaterais na área de transportes.

O encontro realizado de forma híbrida nesta semana teve como principal pauta a Ferrovia Bioceânica, projeto estratégico que visa criar um corredor de transporte ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. A previsão é que a ferrovia tenha início no Porto Sul, em Ilhéus/BA, e siga até o Porto de Chancay, no Peru, passando por Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além do território peruano.

Durante a reunião, o governo chinês recebeu informações sobre as principais rotas de escoamento de mercadorias no Brasil, com destaque para a localização dos polos de produção e os custos logísticos envolvidos. Linacis apresentou os dados de Mato Grosso, ressaltando que o estado é o maior produtor de grãos e carne bovina do país e preserva 60% do seu território.

Ela destacou que, nos últimos 30 anos, graças à atuação conjunta entre o setor público e privado, a agricultura mato-grossense cresceu 1.612%. A safra 2024/2025 deve atingir um recorde de 101 milhões de toneladas, com projeções de chegar a 140 milhões até 2030.

Os representantes chineses também foram informados de que Mato Grosso é responsável por 31,6% da produção de grãos do país, possui um rebanho de 32,8 milhões de cabeças de gado e concentra 73% da produção nacional de etanol de milho, com 21 usinas em operação, sendo 11 de milho.

“Todos os estados que podem ser atravessados pela Ferrovia Bioceânica apresentaram seus potenciais de produção, necessidades e demandas. Acredito que os chineses buscam identificar o potencial de mercado que justifique o investimento. Mostramos que Mato Grosso cresce em ritmo capaz de atender a demanda global por alimentos. A logística é um desafio, mas o Governo do Estado tem feito sua parte com a ferrovia estadual e a pavimentação de 6 mil km de rodovias”, afirmou Linacis.

Fonte: DA REPORTAGEM

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