Noticias
Ferrovia da Rumo é a mais importante, diz governador
22 de Setembro de 2021 as 19h 00min
Estado assinou contrato de extensão da Malha Norte com a Rumo – Foto: Divulgação
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, na segunda-feira, que apoia outras iniciativas ferroviárias na região, como a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), mas que a extensão da Malha Norte, concessão federal operada pela Rumo, é o empreendimento mais importante para o Estado.
O governo mato-grossense assinou o contrato de expansão da ferrovia com a Rumo, empresa de logística do grupo Cosan. O novo trecho terá 733 km. Serão construídos dois novos ramais: um até Cuiabá e outro até Lucas do Rio Verde.
“Além de nos conectar ao Porto de Santos, a ferrovia nos conecta à região Sudeste. A Fico leva até o porto de Itaqui [no Maranhão]. A Ferrogrão leva aos portos da região Norte. É muito bom para a exportação agrícola, mas nessas regiões não há centros de consumo”, disse Mendes.
A nova ferrovia terá uma forte vocação para o escoamento de grãos. Porém, a expectativa é que a conexão com os centros do Sudeste impulsione também o comércio de itens industriais e de consumo, a importação de fertilizantes e combustíveis (principalmente produtos refinados vindos de Paulínia) e a venda do etanol e do biocombustível produzido no Estado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Programa ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 03h 57min
Nova regra elimina precocemente cinco seleções na segunda rodada
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 03h 02min
PL-MT adia convenção e amplia busca por alianças
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 16h 46min
