Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 19 de Setembro de 2025

Noticias

Fertilizante orgânico aumenta produtividade e crescimento da nogueira macadâmia

02 de Março de 2023 as 08h 34min

Produção das plantas teve aumento de até 29% com aplicação de doses maiores do composto - Foto: Divulgação

Fertilizante orgânico composto da Tera Nutrição Vegetal, em adição à adubação convencional, proporcionou maior crescimento e produtividade em plantas de nogueira macadâmia, em idade inicial de produção, dos três aos quatro anos.

Esta é a síntese dos resultados de estudo desenvolvido pelo pesquisador Marcos José Perdoná, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Polo Centro Oeste/Bauru, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Após três meses de seu uso, o composto orgânico aumentou em até 44% a circunferência do tronco e 48% a altura das árvores, em relação às que não o receberam. Quanto ao diâmetro da copa, proporcionou crescimento até 34% superior, depois de 12 meses da aplicação. As adubações com maiores doses do produto resultaram em incremento da produção de até 29%.

O experimento foi realizado em área de cinco hectares de cultivo irrigado de nogueiras-macadâmia, com idade de três anos, no município paulista de Dois Córregos. O solo do local é um latossolo vermelho-amarelo distrófico, com 89,1% de areia, 9,9% de argila e 1% de silte (fragmento de mineral ou rocha menor do que areia fina). O composto da Tera Nutrição Vegetal tinha 30% de umidade, aproximadamente 1% de nitrogênio (N), 1,8% de P2O5 (Pentóxido de Fósforo), 0,66 de potássio 20 (K2O), 4% de cálcio (Ca), 1% de magnésio (Mg) e 0,7% de enxofre (S), além de micronutrientes.

Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta, diâmetro da copa, diâmetro do tronco, número de nozes e produção por árvore e produtividade por hectare. Realizaram-se coletas de solo na faixa de adubação, para que fosse possível acompanhar as alterações na fertilidade ocorridas nos tratamentos, assim como análises foliares. O estudo apresenta dados de desenvolvimento das nogueiras no período de 12 meses após a aplicação dos tratamentos e os resultados de produção e análises de solo e folha.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Guimarães alerta para prejuízo bilionário com cobrança

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 49min


SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde para debater prevenção ao suicídio

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 17min


Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 17h 49min


Jornal Online

Edição nº1636 - 19/09/2025