Noticias
Ficar muito tempo sentado pode trazer riscos à saúde vascular
27 de Outubro de 2023 as 10h 30min

Passar muito tempo sentado pode representar sérios perigos para a circulação. A imobilidade aumenta o risco de trombose, visto que a musculatura da panturrilha não é ativada, o que prejudica o retorno venoso do sangue ao coração, favorecendo a formação de coágulos, evento conhecido como trombose venosa profunda.
Dra. Camila Helena Oliveira, angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous, alerta para a predisposição a varizes.
“A posição sentada ou em pé causa um aumento da pressão na parede das veias, o que prejudica o funcionamento de suas válvulas e predispõe o surgimento de varizes”, explica. Os primeiros sinais de alerta em relação a problemas circulatórios incluem dor, sensação de peso, cansaço e inchaço.
A circulação sanguínea é um componente vital da saúde. Quando prejudicada, não afeta apenas as extremidades do corpo, mas também pode ter impactos significativos nos vasos sanguíneos em todo o organismo. “Problemas de circulação podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, alerta Camila.
Para as pessoas que trabalham muito tempo sentadas, a Dra Camila Helena recomenda pausas regulares para alongar e movimentar as pernas, e chama a atenção para a prática regular de exercícios físicos.
“O exercício estimula o sistema circulatório, melhora o tônus muscular e ajuda a prevenir problemas relacionados à circulação. Manter uma boa hidratação, usar roupas confortáveis e seguir recomendações específicas, como o uso de meias elásticas compressivas prescritas por um cirurgião vascular, de acordo com a necessidade individual do paciente, também são dicas valiosas para aqueles que passam muito tempo sentado trabalhando”.
A especialista ressalta a importância de manter uma postura adequada, usar suportes ergonômicos e elevar as pernas ocasionalmente, colocando-a sobre uma cadeira ou qualquer objeto mais elevado, para a melhora do retorno venoso.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min
Fiscalização em Sinop mira imóveis com prazos vencidos
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 11h 39min
Cooperativismo do agro discute desafios, oportunidades e traça o futuro do setor
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 09h 37min