Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Fevereiro de 2025

Noticias

Filipe Luís destaca DNA ofensivo, mesmo com reservas ou titulares no Flamengo

07 de Fevereiro de 2025 as 10h 29min

Luiz Araújo e Arrascaeta se destacaram em goleada do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza

Filipe Luís usou times diferentes nos seus primeiros quatro jogos na temporada. Revezando titulares e reservas, nem sempre com o nível mais alto de entrosamento, o treinador deixa o padrão de jogo do Flamengo mais claro a cada partida: o de um time com posse de bola agressiva. Foi assim na goleada por 5 a 0 sobre a Portuguesa, na quarta-feira, em Uberlândia.

O treinador poupou os titulares que conquistaram a Supercopa do Brasil, no domingo passado, e aproveitou o jogo do Carioca para dar minutagem aos reforços Danilo e Juninho e a jogadores que estão voltando de lesão, casos de Arrascaeta, Luiz Araújo e Everton Cebolinha.

Não dá para dizer que uma equipe com esses nomes é reserva, mas é este o cenário do Flamengo. Há muita qualidade para escolher apenas 11 titulares. “Que eles falem no campo e quem quebra a cabeça sou eu”, resumiu Filipe Luís.

O Flamengo teve dificuldades de encaixar o jogo no início e sofreu com a transição defensiva na primeira metade do primeiro tempo, mas em nenhum momento abriu mão de ter a bola no ataque, empurrando a Portuguesa para o seu campo. Comportamento comum do time de Filipe.

Parte da dificuldade do Flamengo foi mérito da Portuguesa, que se preparou para impedir a ação do time rubro-negro por dentro. Essa construção demorou a encaixar também porque Evertton Araújo e Allan bateram cabeça em alguns minutos e lhes faltou mobilidade na frente.

Nesses momentos, a Portuguesa aproveitou os contra-ataques e criou as primeiras melhores chances do jogo. Foram quatro em sequência: duas vezes com Romarinho, uma com Willian e outra com Marcus Vinícius. O Flamengo deu mole na defesa, mas não demorou muito a corrigir o posicionamento e começar a mandar no jogo.

O caminho foi usar as laterais. Na primeira boa chance, aos 17 minutos, Daniel Sales cruzou na cabeça de Juninho, que finalizou no canto e obrigou Douglas Borges a boa defesa. O jogo pelo lado fez o Flamengo abrir o placar no Parque do Sabiá: Luiz Araújo cruzou para a área, a bola sobrou para Arrascaeta, que soltou uma bomba. O goleiro da Portuguesa espalmou no travessão e, no rebote, Juninho cabeceou para o gol.

Luiz Araújo criou outra grande chance, em chute colocado para boa defesa de Douglas Borges no seu canto direito. O camisa 7 foi o grande destaque do primeiro tempo. Mostrou repertório na construção de jogadas e na movimentação, às vezes atuando como um meia atrás dos atacantes, às vezes mais aberto e aparecendo em ambos os lados.

O Flamengo foi para o intervalo longe de ser brilhante, mas foi mais eficiente do que a Portuguesa. Ainda que com mais volume de jogo do que o adversário, o time rubro-negro bateu cabeça na defesa, com Daniel Sales e Ayrton Lucas comprometendo em disputas com Romarinho.

O planejamento do Flamengo está surtindo efeito, e Filipe Luís vê dois dos principais jogadores do elenco perto de atingirem o nível físico dos demais. Luiz Araújo e Arrascaeta são as grandes notícias da goleada. O camisa 10 "brincou" no segundo tempo.

O Fla mudou o posicionamento dos volantes, com Allan se aproximando mais dos zagueiros para fazer a saída de bola e fechar os espaços que a Portuguesa teve. A única chance do adversário saiu de erro individual de Daniel Sales, que perdeu a bola na linha de fundo e foi salvo por corte providencial de Evertton Araújo na pequena área. Isso foi aos 7 minutos.

Depois o Flamengo se lançou ao ataque e por lá ficou. Em grupo e rodando as peças criativas. Saiu de Allan o cruzamento para Ayrton Lucas cabecear aos 11 minutos. Douglas Borges espalmou para o lado oposto, onde estava Luiz Araújo muito bem posicionado para fazer 2 a 0.

Na parte final do segundo tempo, o Flamengo já estava bem mudado. Além de Matheus Gonçalves, entraram Pablo Lucio, Guilherme, Wallace Yan e Shola - todos da base. Dos pés da garotada saiu o quinto gol. Guilherme colocou na frente para Wallace, que entrou na área e chutou cruzado na saída do goleiro. O atacante de 19 anos chegou ao seu quarto gol em cinco jogos do Carioca.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min


Mutirão avança, mas participação da população é essencial no combate ao mosquito Aedes

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 11h 30min


Prefeita de VG deve demitir parentes nomeados após MP apontar nepotismo

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 09h 29min


Jornal Online

Edição nº1478 07/02/2025