Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Abril de 2025

Noticias

FIM DO ACORDO - Brasil e Paraguai cancelam ata sobre compra de energia de Itaipu

02 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Crise no governo paraguaio causou o rompimento - Foto: Caio Coronel/Itaipu

DA REPORTAGEM

COM AGÊNCIA BRASIL

 

Brasil e Paraguai cancelaram ontem (1) a ata de um acordo entre os dois países, voltado para a compra de energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. O documento foi assinado pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Simas Magalhães, e pelo embaixador paraguaio no Brasil, Federico González, em Assunção. Com essa medida, as áreas técnicas dos dois governos voltarão a negociar a contratação da energia de Itaipu.

O pedido de anulação da ata foi feito pelo governo paraguaio, após a divulgação das condições do documento, o que desencadeou uma crise política no país vizinho. Após a assinatura do cancelamento do acordo, o novo chanceler paraguaio, Antonio Rivas Palacios, explicou que, em princípio, uma reunião sobre o assunto estava prevista para ocorrer em Brasília, mas o governo brasileiro concordou em adiantar a anulação da ata.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha “com grande atenção” os desdobramentos da crise política no Paraguai. “O Brasil acompanha com grande atenção os acontecimentos no Paraguai que envolvem o processo de "juízo político" contra o presidente Mario Abdo Benítez”, diz o comunicado do Itamaraty.

O caso, que resultou na renúncia do chanceler Luis Castiglioni e do embaixador paraguaio no Brasil Hugo Caballero, aumentou a pressão sobre o presidente Mario Abdo Benítez, que corre o risco de sofrer um processo de impeachment. “Ao reiterar total respeito ao processo constitucional do Paraguai, o Brasil confia em que o processo seja conduzido sem quebra da ordem democrática, em respeito aos compromissos assumidos pelo Paraguai no âmbito da cláusula democrática do Mercosul - Protocolo de Ushuaia”, afirma ainda a nota do Itamaraty.

 

Veja Mais

Cenário econômico: instabilidade obriga produtor a fazer bem a lição de casa

Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 13h 17min


Sonda da NASA fica pertinho do Sol e sobrevive para contar história

Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 12h 10min


Cotações do algodão apresentam alta e fecham acima de U$c 70/lp

Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 11h 11min


Jornal Online

Edição nº1513 - 01/04/2025