Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

FIM DO DISCURSO: Governo usa “toma lá dá cá” para aprovar seus projetos no Congresso

24 de Setembro de 2019 as 00h 00min

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei do orçamento da União Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

DA REPORTAGEM

 

Depois de angariar derrotas tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), foi convencido por ministros da área política a abandonar o discurso tão combativo durante a campanha eleitoral, do toma lá dá cá para que pautas importantes do Governo Federal sejam aprovadas.

As duas estratégias em estudo para o governo são da liberação de emendas parlamentares, asseguradas por lei, e favorecimento aos partidos aliados com cargos na administração federal.

Como o presidente Bolsonaro não abre mão da indicação ministerial. O loteamento de cargos se dará em posições do Governo Federal situados nos estados. Com isso, os parlamentares passam a fortalecer suas bases eleitorais.

Em um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra que de um total de 102 nomeações para superintendências estaduais feitas entre janeiro e 15 de setembro, 50 já foram fruto de indicações políticas - envolvendo, em grande parte, os partidos que compõem o Centrão, que ganharam postos com influência e orçamentos robustos. Do restante dos cargos, 22 foram ocupados por militares e 30 por servidores de carreira.

Os pedidos de cargos têm sido direcionados para a equipe do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, responsável pela articulação com o Congresso.

"Após seis meses, o presidente identificou que havia muitas pessoas nomeadas que não estavam alinhadas com governo", disse Ramos, acrescentando que "(a distribuição de cargo é uma política republicana".

Ao consultar um político que ocupou várias pastas na Esplanada no passado, um ministro ouviu um conselho que mudou de vez a orientação do governo. O diagnóstico foi o de que a chamada "velha política" vive hoje o "melhor dos mundos", porque manteve os cargos com poder de comando nos Estados, não é cobrada a dar resultados em votações e ainda pode falar mal do governo.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024