Noticias
Fiscalização do TCE revela falhas no transporte escolar
02 de Janeiro de 2026 as 05h 45min
Auditoria avaliou mais de 300 veículos em 12 municípios – Foto: Assessoria
A fiscalização do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) expôs problemas graves no transporte escolar em municípios do Estado. Auditoria avaliou mais de 300 veículos usados no serviço gratuito aos estudantes. Falhas de segurança, manutenção precária e falta de capacitação foram encontradas. O trabalho resultou em recomendações e determinações aos gestores.
A fiscalização do transporte escolar integrou o balanço de gestão do Tribunal de Contas de Mato Grosso no biênio 2024–2025 e foi conduzida pela Secretaria-Geral de Controle Externo, responsável por subsidiar decisões estratégicas do tribunal.
Iniciada em março, a Auditoria Operacional do Transporte Escolar analisou o serviço em 12 municípios, com vistorias sem aviso prévio em mais de 300 veículos, realizadas por cerca de 55 servidores, para retratar a situação real do atendimento aos estudantes da rede pública. A professora Daisy Gonçalves Queiroz relata essas dificuldades. “Eu acho que esse ônibus vem muito cheio, muito lotado. Criançada só não é suficiente para essa quantia de alunos”, disse.
As fiscalizações ordenadas resultaram em relatórios encaminhados aos conselheiros responsáveis pelas contas dos municípios avaliados. Com base nessas análises, o Tribunal de Contas emitiu recomendações e determinações para adequações urgentes e de médio prazo. Até agora, sete relatórios já foram votados no plenário virtual.
Em Sinop, a maior cidade do norte do Estado, a auditoria identificou falhas graves de segurança: quase metade dos 32 veículos vistoriados não possuía cinto de segurança. Outros cinco relatórios ainda devem ser apreciados com a retomada das sessões do plenário virtual em 2026.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
CDL Sinop repudia fim da escala 6x1 e alerta para impactos no comércio
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 06h 25min
Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min
