Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 05 de Maio de 2024

Noticias

Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

24 de Abril de 2024 as 10h 55min

Arrascaeta em ação no duelo contra o Millonarios — Foto: Luisa Gonzalez/REUTERS

Mais uma vez a altitude é uma preocupação para o Flamengo na Libertadores e o time traça estratégias para tentar atenuar as dificuldades. Nesta quarta (24), o Rubro-Negro subirá os cerca de 3.600m para chegar a La Paz, onde vai enfrentar o Bolívar pela Libertadores, às 20h30.

Em entrevista coletiva, o preparador físico Fabio Mahseradjian revelou que a delegação chegará ao estádio Hernando Siles perto do horário do jogo e esclareceu por quê: “A nossa estratégia de chegar na hora do jogo é para você evitar o que nós chamamos de mal agudo da montanha. Quando você põe o pé nessa alta altitude na hora você começa a ficar ofegante, a hiperventilar. Você não percebe que você começa a hiperventilar. Com o tempo passando, os efeitos dessa exposição começam a vir. Quais são? Uma dor de cabeça intensa, náusea, ânsia de vômito. É por isso que nós optamos por chegar próximo”.

“Quanto mais você sobe, menor é a densidade do ar. E aí você afeta a captação de oxigênio o seu alvéolo pulmonar, porque a pressão parcial de oxigênio cai”, completou.

Na noite que definiu o sorteio dos grupos da Libertadores, o preparador passou a projetar o duelo em La Paz. Segundo ele, a maneira ideal de se adaptar consiste na viagem 15 dias antes para o local da partida. O que não é possível em razão do agenda do futebol.

Assim, a delegação do Flamengo viajou ontem para a Bolívia e ficará hospedada em Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros acima do nível do mar. Somente no dia do jogo será feita a viagem para La Paz. “Isso não vai aumentar a performance. A performance da equipe já vai estar comprometida. O desafio é recuperar esses atletas e tentar, pelo próprio histórico desses atletas, saber quem sente mais ou menos atuando nessas altas altitudes, como é La Paz a 3.600 metros”, completou.

Fabio Mahseradjian e Tite têm ampla vivência no terreno, seja pelo período que passaram no Corinthians ou mais recentemente na Seleção Brasileira. A última vez que foram a La Paz foi em 29 de março de 2022, para jogo contra a Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. A estratégia deu certo e o Brasil venceu por 4 a 0.

O Flamengo teve outra experiência na altitude nesta Libertadores, contra o Millonarios, em Bogotá, a 2.600m de altura. A estratégia foi diferente, uma vez que as reações negativas são menores. A delegação chegou antes ao local do jogo e treinou para se adaptar. O jogo terminou em empate em 1 a 1.

A terceira rodada se inicia com o Bolívar na liderança do Grupo E, com seis pontos somados e 100% de aproveitamento. A equipe rubro-negra é a segunda colocada, com quatro pontos e uma vitória lhe garante a primeira colocação.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mato Grosso é responsável por 55,19% da soja convencional

Publicado em 05 de Maio de 2024 ás 09h 00min


Fluxo de turistas aumenta em complexo com nove cachoeiras

Publicado em 05 de Maio de 2024 ás 08h 58min


Vacinação é ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses

Publicado em 05 de Maio de 2024 ás 05h 54min


Jornal Online

Edição nº1287 04/05/2024