Noticias
FORÇA TAREFA: Defensoria revisa processos de 722 presos da Penitenciária Central de MT
Defensores já analisaram 243 processos e protocolaram 73 petições pedindo a correção da data base do cálculo das penas, questionam ausência de remição de pena e pedem unificação e progressão de pena
20 de Setembro de 2019 as 10h 00min

Redação / G1
Uma força-tarefa foi montada pela Defensoria Pública de Mato Grosso para analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas nos processos dos 722 presos dos raios 1 e 2 da Penitenciária Central do Estado (PCE).
O trabalho será desenvolvido por 32 defensores públicos da capital e do interior, divididos em três equipes.
De segunda-feira (16) até a tarde de quarta-feira (18), a primeira equipe analisou 243 processos, que originaram 76 petições.
Nelas os defensores pedem a correção da data base do cálculo das penas, questionam ausência de remição de pena, pedem unificação de pena; progressão para quem já tem o direito, celeridade no andamento processual, indulto, entre outros direitos.
Primeiro os defensores analisaram os processos eletrônicos, a partir do nome de cada preso, verificaram possíveis erros, identificaram direitos lesados, fizeram petições e hoje, fomos até a PCE repassar essas informações, explicar a situação processual deles, confrontar essas informações com os seus relatos e ouvi-los.
Visitas foram suspensas para reforma na Penitenciária Central do Estado (PCE) — Foto: Sispen/MT
O mutirão carcerário da Defensoria Pública atendeu 130 presos da PCE nessa quinta-feira (19). Os detentos receberam informações sobre o andamento de seus processos, tomaram conhecimento do total de suas penas, fizeram relatos de problemas e pedidos. Os principais na área de saúde, alimentação e de condições estruturais.
O trabalho começou a partir da intervenção realizada na penitenciária. A primeira fase da operação durou um mês e recolheu centenas de celulares e materiais das celas.
Durante esse período de 30 dias, os presos tiveram as visitas de familiares suspensas por 30 dias; as instalações elétricas das celas retiradas, assim como ventiladores e equipamentos eletrônicos, o banho de sol deixou de ocorrer e uma reforma estrutural foi iniciada.
Segundo a Defensoria, famílias de presos relataram ao órgão situações de maus-tratos e tortura.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min