Noticias
Força-tarefa ameniza impactos da estiagem
23 de Agosto de 2024 as 10h 54min
Ministros e governadores se reuniram para tratar de ações efetivas – Foto: Divulgação
Ações para amenizar os impactos da estiagem e dos focos de incêndio no Brasil foram discutidas, nesta semana, em reunião da Casa Civil com governadores e representantes dos estados que integram o Pantanal e a Amazônia. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Outros ministros também participaram.
O Governo Federal criou três salas de situação para debater as mudanças climáticas e suas consequências. Uma delas trata das enchentes no Rio Grande do Sul, a outra dos focos de incêndio no Pantanal e a terceira da estiagem na Amazônia, a maior dos últimos vinte anos.
“Estamos, talvez, diante de uma das maiores estiagens da história do Brasil, na Amazônia e no Pantanal, e isso é desafiador. No Pantanal, a seca antecipou dois meses, o que não significa que as chuvas e a primavera vão fazer o mesmo, logo o período de seca será mais longo. Na Amazônia, a estiagem também antecipou em mais de um mês”, lamentou o ministro Waldez Góes.
O Pantanal enfrenta a pior estiagem em 70 anos, agravada pelas mudanças climáticas e eventos extremos do El Niño. Em 2024, foram queimados aproximadamente 721 mil hectares até o início de julho, com grande probabilidade de ultrapassar três milhões de hectares queimados até o fim do ano. Os incêndios destruíram 8% a mais do bioma do que em 2020.
Em 2024, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, liberou, até o momento, R$ 13,4 milhões para ações de resposta ao desastre em Mato Grosso do Sul. O recurso foi destinado para assistência humanitária, que engloba a compra de cestas básicas, água, combustível, equipamentos de proteção Individual, objetos de higiene pessoal, entre outros itens.
Veja Mais
Governo e Nova Rota entregam mais 130 km de pista duplicada nesta quinta
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 04h 04min
Demanda do algodão aquecida marca início da semana, mas preços recuam
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 19h 21min
Sararé foi a Terra Indígena mais desmatada da Amazônia Legal
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 17h 20min
