Noticias
Frente da Agropecuária cria grupo para discutir biomassa
25 de Junho de 2026 as 13h 03min
Lideranças buscam consenso sobre regras ambientais e segurança jurídica - Foto: Assessoria
A Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa voltou a reunir representantes do setor produtivo, indústria, entidades rurais e governo estadual para discutir temas considerados estratégicos para a economia mato-grossense.
A discussão sobre biomassa ganhou força após a assinatura de um Termo de Compromisso Ambiental entre o Governo do Estado e o Ministério Público Estadual para implantação do Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável, medida que gerou preocupações entre produtores e empresários do setor.
Na avaliação do deputado Nininho, o desafio é construir um entendimento que concilie preservação ambiental e desenvolvimento econômico sem comprometer investimentos e empregos. “Vamos dialogar com o governo e, se necessário, com o Ministério Público para encontrar um consenso que atenda os diferentes interesses envolvidos”, declarou.
O deputado Carlos Avallone reforçou a necessidade de ampliar o diálogo entre todos os segmentos afetados pelas futuras regras. “Precisamos construir uma alternativa conjunta que assegure proteção ambiental, desenvolvimento econômico e segurança jurídica”, afirmou.
Representando o governo estadual, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, garantiu que as contribuições apresentadas durante o encontro serão analisadas na construção dos instrumentos de regulamentação. “Tudo aquilo que for legalmente possível será incorporado aos documentos que estão sendo elaborados, sempre com diálogo e participação dos setores envolvidos”, destacou.
Como principal encaminhamento da reunião, os participantes decidiram criar uma comissão técnica formada por representantes da agropecuária, do setor florestal, da indústria e do poder público. O objetivo é elaborar uma proposta consensual para ser apresentada ao Governo. Um novo encontro já foi marcado para o dia 7 de julho.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
IA e alta performance: lições da Copa para o ambiente corporativo
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 14h 03min
MT muda cronograma sobre a proibição de biomassa nativa
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 12h 01min
Preço do milho recua com avanço da safrinha e demanda fraca
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 11h 00min
