Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 29 de Junho de 2025

Noticias

Frente parlamentar vai discutir BR-163/364

15 de Setembro de 2023 as 10h 16min

Objetivo é acompanhar os trabalhos da MT Par – Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Thiago Silva (MDB), instalou a Frente Parlamentar em Prol da BR-163/364. O foco do Parlamento é discutir melhorias logísticas às pessoas que transitam nas duas rodovias federais.

Entre os objetivos da frente parlamentar está o de acompanhar os trabalhos da MT Par – nova concessão aprovada pela Assembleia Legislativa – para administração da Rota do Oeste, da qual o governo do estado é o sócio majoritário. De acordo com Thiago Silva, as duas rodovias federais têm um dos maiores fluxos de veículos porque escoam parte da produção.

“Logo vêm as cobranças e o Parlamento precisa estar atento a elas. São cerca de 850 km – no trecho compreendido entre Itiquira e Guarantã do Norte. Por isso é preciso fazer o debate e, com isso, definir as prioridades para os próximos anos. A frente parlamentar vai acompanhar as obras que já estão sendo executadas e ainda sugerir a construção de obras (travessia urbana, passarela e trincheiras) em Rondonópolis”, explicou Silva.

Thiago Silva afirmou que a MT Par e a Nova Rota do Oeste devem apresentar o cronograma para a realização das obras nos próximos anos. Em Rondonópolis, por exemplo, o parlamentar citou como prioridade a construção de viadutos, de novas passarelas e de trincheiras ao longo da BR-163, que corta a cidade.

O gerente de relações institucionais da Nova Rota, Roberto Madureira, afirmou que a frente parlamentar vai ajudar a concessionária nos trabalhos que estão sendo retomados na BR-163. “A frente é um canal de comunicação para a Rota do Oeste levar todo o planejamento das obras que estão e serão executadas”, disse Madureira.

Questionado sobre as prioridades com a retomada das obras da BR-163, Madureira disse que os critérios adotados são os de “acidentalidade”, ou seja, tanto por quantidade quanto por gravidade, e a “fluidez de tráfego”, que é um conceito de nível de serviço.

“Sobre essas duas óticas, tem sim os pontos prioritários da Rota do Oeste. Um dos trechos iniciados é o de Nova Mutum a Sinop, que é um trecho de alta velocidade e com degraus muito elevados à beira da rodovia. É um trecho que tem muita gravidade em acidentes. A outra é para a travessia urbana de Sinop, que gera uma quantidade alta de acidente. E temos ainda a falta de mobilidade de tráfego, como a Rodovia dos Imigrantes”, disse Madureira.

Madureira disse que, nos próximos oito anos, a Nova Rota Oeste deve investir cerca de R$ 7,5 bilhões. Desse total, o governo entra com a quantia de R$ 1,6 bi, com a arrecadação do pedágio deve gerar R$ 3,3 bi e, com novos financiamentos, outros R$ 2,6 bi.

“Os investimentos devem ser feitos, porque é obrigação contratual. Mas o governador disse que pretende antecipar esse prazo em quatro ou cinco anos todas as obras. A concessionária já está trabalhando os projetos para antecipá-las”, disse Madureira.

De acordo com Madureira, o saldo de obras que a Rota do Oeste não havia concluído em Mato Grosso era de 442 km de duplicação – no norte não houve duplicação. Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) duplicou o trecho de Cuiabá a Rondonópolis e a Rota do Oeste, o trecho de Rondonópolis até a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Defensor aponta exclusão das PcD do debate sobre diversidade sexual

Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 14h 04min


Vacinação obrigatória contra a brucelose encerra dia 30

Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 09h 57min


Defensoria Pública realiza mutirão com exame de DNA

Publicado em 28 de Junho de 2025 ás 07h 56min


Jornal Online

Edição nº1577 - 28/06/2025