Noticias
Frio atrasa colheita e MT colhe só 5,6% da área
23 de Junho de 2025 as 11h 18min
Mato Grosso segue abaixo da média do ano passado - Foto: MAPA
As baixas temperaturas registradas nos últimos dias têm atrasado o avanço da colheita do milho segunda safra em Mato Grosso, maior produtor nacional do grão. A secagem natural dos grãos ocorre de forma mais lenta, comprometendo o ritmo do trabalho no campo.
Segundo o boletim Progresso de Safra, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso colheu apenas 5,6% da área cultivada até agora. O percentual é inferior ao registrado no mesmo período da safra passada.
O atraso, no entanto, já era previsto. O plantio do milho nesta temporada começou mais cedo, após uma colheita adiantada da soja — acelerada por irregularidades climáticas associadas ao El Niño. Isso resultou em um calendário fora do padrão habitual no estado.
Apesar do ritmo mais lento neste início de colheita, técnicos apontam boas condições das lavouras em Mato Grosso. A expectativa é de que a produtividade supere a do ciclo anterior, caso o clima siga favorável nas próximas semanas.
No cenário nacional, o avanço da colheita é ainda mais tímido. Apenas 3,9% da área plantada com milho segunda safra foi colhida até agora — índice inferior à média dos últimos cinco anos.
No Paraná, o tempo seco favoreceu os trabalhos durante a semana passada, mas a volta das chuvas e as temperaturas baixas no fim de semana frearam o avanço. Cerca de 4% da área foi colhida até o momento no estado.
Especialistas alertam que, embora o frio não represente risco direto às lavouras, ele exige mais tempo para que o milho atinja o teor de umidade ideal, o que pode pressionar o calendário de escoamento e armazenagem.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
