Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

FUJA: Sarah Paulson e Kiera Allen brilham em intenso suspense

Atuações poderosas transformam premissa familiar em thriller sufocante de alta tensão

21 de Maio de 2021 as 13h 01min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

“Fuja”, o suspense de Aneesh Chaganty que chegou ao catálogo da Netflix, é um daqueles filmes em que é possível prever todas as suas reviravoltas nos primeiros momentos. Mas mesmo com uma premissa familiar, o impacto de ver uma garota sofrendo nas mãos da própria mãe, criada em uma vida de mentiras, se mantém intacto em uma obra repleta de tensão.

A trama acompanha Chloe Sherman (Kiera Allen), uma garota que, por complicações no nascimento, tem asma, hemocromatose, paralisia, diabetes e arritmia cardíaca. Apesar de uma intensa rotina de cuidados e remédios, a jovem de 17 anos anseia por um futuro promissor na universidade. Um dia, quando percebe que sua mãe, Diane (Sarah Paulson), age de forma suspeita com uma nova medicação, Chloe passa a questionar as boas intenções de sua cuidadora.

Relações obsessivas já foram muito exploradas no cinema, e “Fuja” traz um gostinho de clássicos como O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) e Louca Obsessão (1990). Já sua caracterização é um pouco mais moderna, se inspirando nos infelizes casos de pais abusivos, como o de Dee Dee Blanchard, que foi adaptado na série The Act. O filme segue as regras de reviravolta desses exemplos, e a repetição em Fuja as torna um pouco batidas. Mas reduzi-lo à sua falta de originalidade diminui os seus muitos acertos.

Muita da força do longa está na direção de Aneesh Chaganty. O cineasta já havia demonstrado potencial em Buscando… (2018), suspense com John Cho gravado inteiramente por telas de computador e celular. Enquanto Fuja é menos inventivo, é visível que Changanty sabe trabalhar muito bem a atmosfera ao deixar o espectador tão apreensivo quanto Chloe, que rapidamente percebe ter sido isolada pela mãe. Cada investida da jovem para tentar descobrir o que lhe está sendo escondido é conduzida de forma sufocante, como se a menina estivesse cometendo uma série de infrações contra sua própria família. O olhar do diretor passa esse sentimento de culpa e angústia, o que só aumenta o impacto das terríveis descobertas.

Além da direção, o que torna “Fuja” marcante são suas atuações. Enquanto a veterana Sarah Paulson conquista com uma perturbadora combinação de sensibilidade, autoridade e loucura, é a novata Kiera Allen que realmente rouba os holofotes. Como Chloe, ela sustenta o humor, a curiosidade, a inquietação e a revolta da garota, e se compromete fisicamente ao papel. Pessoa com deficiência assim como sua personagem, Allen traz naturalidade nos detalhes, seja em como a menina se porta em sua casa ao longo de sua rotina, e também autenticidade aos momentos mais intensos, em que precisa rastejar e usar do máximo de sua criatividade para sair de enrascadas. Esse pode ser seu segundo trabalho em Hollywood, mas Kiera Allen tem potencial e dedicação de sobra para tudo que vier pela frente.

Mesmo que sua abordagem não seja das mais originais, “Fuja” conquista pela execução e pelo talento envolvido. Aneesh Chaganty novamente entrega um suspense altamente sufocante capaz de prender o espectador a cada nova virada, e se estabelece como um dos diretores novatos mais interessantes para ficar de olho.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024